Bolo Integral de Laranja, Passas e Especiarias (sem açúcar) + 4000 Seguidores






























Yeyyy A Cozinha Verde já tem 4000 seguidores!!! Obrigada, obrigada do fundo do coração por acompanharem a minha cozinha e por todo o carinho que me têm dado. Estou de coração cheio... <3 <3 <3

Em jeito de agradecimento, hoje tenho para vocês uma receita especial. Um bolo integral de Laranja, Passas e Especiarias, sem ovos nem lacticínios como já é costume, e sem açúcar!! Mas não se deixem enganar pela falta do açúcar na lista de ingredientes, garanto-vos que este bolinho vos vai adoçar da primeira à última fatia!

Aliás, foi uma missão praticamente impossível fotografá-lo. Fi-lo ontem ao fim do dia, e hoje à tarde quando o ia fotografar, já só havia pouco mais do que migalhas... É bom sinal!


Bolo Integral de Laranja, Passas e Especiarias 
(Um aroma intenso a Citrinos e Especiarias, que vai muito provavelmente atrair os vizinhos do lado à nossa porta)
Sem açúcar
Faz 1 bolo 
Tempo de preparação: 60 minutos

Ingredientes
1,5 cup/chávena de Cenoura ralada (cerca de 2 cenouras médias)
1 colher de sopa de Sementes de Linhaça moídas
1/2 cup/chávena de Geleia de Agave ou outro substituto natural do açúcar
3/4 cup/chávena de sumo de Laranja (cerca de 3 laranjas médias)
1/3 cup de Azeite Extra Virgem ou outro óleo vegetal de sua preferência
1/2 colher de chá de Vinagre de Sidra
2 colheres de chá de raspas de Laranja
1,5 cup/chávena de Farinha Integral
2 colheres de chá de Canela em pó
1/2 colher de chá de Gengibre em pó
2 colheres de chá de Fermento
1/2 colher de chá de Bicabornato de Sódio
1/4 colher de chá de Sal Marinho fino
1/2 cup/chávena de passas-uva, demolhadas em água quente cerca de 10 minutos, e escorridas





Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180º. Borrifar uma pequena forma de pão com óleo vegetal e salpicar com farinha por cima (pode também forrar a forma com papel vegetal).

Numa tigela média, misturar a cenoura ralada, a linhaça moída, a geleia de agave, o sumo de laranja, o azeite, o vinagre de sidra e as raspas de laranja.  Reservar durante alguns minutos, enquanto prepara os ingredientes secos.

Numa tigela grande, misturar a farinha integral, a canela, o gengibre, o fermento, o bicabornato de sódio e o sal.

Juntar os ingredientes líquidos aos secos e misturar até que estejam bem combinados. Juntar as uvas-passa e envolver delicadamente.

Deitar a massa na forma e levar ao forno a 180º, cerca de 45 minutos, ou até que um palito saia limpo.

Depois de cozido, deixar arrefecer o bolo 10 minutos na forma e, em seguida, desenformar e transferir o bolo para uma rede, para arrefecer totalmente.






























No final, fiz uma cobertura de Limão Glaceado, em que bati manualmente 1/2 cup/chávena de açúcar em pó com sumo de um limão, até obter um creme consistente. Reguei o topo do bolo com esta cobertura antes de servir.

Se preferirem abdicar completamente do açúcar, usem frutos secos e canela ou outra cobertura da vossa preferência. Ou não usem nada. Este bolo dispensa perfeitamente coberturas.


Dicas:
Quando estiverem a preparar os ingredientes secos, experimentem juntar umas sementes de papoila ou de chia, ou outras que tiverem à disposição.

A substituição da Farinha Integral por Farinha de Espelta resulta muito bem. Tenham apenas em atenção a delicadeza da Farinha de Espelta, pelo que devem redobrar o cuidado na altura de mexer a massa.


Se não tiverem ou não gostarem de passas, substituam por outro fruto da vossa preferência. Nozes, amêndoas, avelãs...o que quiserem!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário