Detoxing | Healthy Chocolate Mousse

Hoje trago-vos a receita da minha mousse de chocolate saudável. Há uns dias atrás, deu-me uma vontade incontrolável de comer algo doce. Quando olhei para os abacates maduros que tinha na fruteira, soube logo aquilo que me apetecia. Esta é capaz de ser das sobremesas mais fáceis e rápidas de fazer. Contudo, não se deixem enganar pela sua facilidade. O resultado final desta mousse revela-se surpreendentemente rico, com uma textura cremosa ao nível das melhores mousses e um sabor inconfundível, doce e com um toque de frescura. Um vício saudável, é o que é... 

Esta é uma receita que  poderá fazer durante um detox suave como este que estou a fazer, quando estiver mesmo a precisar de algo doce. Vai satisfazer o seu desejo, mas com zero açúcar adicionado e muitos benefícios para a saúde.

Estes benefícios resultam essencialmente do consumo do abacate, fruto rico em gorduras insaturadas e proteínas, fonte de vitaminas A, B3, B5, B6, C e E, poderosos antioxidantes que atuam como protetores das células, e minerais como ferro, potássio, magnésio e cálcio. O seu consumo ajuda no processo de emagrecimento, devido ao seu alto teor de fibras, que promove maior saciedade e ajuda no funcionamento do trânsito intestinal. 


Mousse de Chocolate Saudável
Sem açúcar, sem glúten
(Serve 2 pessoas)
Tempo de preparação: 5 minutos


Ingredientes 
2 Abacates pequenos, maduros
3 a 4 colheres de sopa (mal cheias) de Cacau cru em pó
1/3 cup/chávena de Geleia de Agave (ver nota no final)
1/2 vagem de Baunilha
Amêndoas picadas grosseiramente, a gosto


Preparação:

Descascar os abacates, retirar-lhes o caroço e cortá-los em pedaços. Colocar o abacate num processador de alimentos.

Cortar uma vagem de baunilha ao meio. Com uma faca, fazer um corte longitudinal na vagem, até ser possível abri-la. Com uma pequena colher ou espátula, raspar com cuidado o conteúdo da vagem (as sementes) e juntar ao processador, juntamente com o abacate.

Juntar a geleia de agave ao processador e misturar tudo muito bem, até obter uma textura cremosa. Juntar o cacau e voltar a misturar, até tudo estar bem envolvido.

Passar a mousse para duas taças e levar ao frigorífico durante algum tempo. Na hora de servir, picar grosseiramente amêndoas e distribuir por cima das mousses.


Nota: 
Aconselho a não colocar logo o 1/3 cup/chávena de geleia de agave. Experimente juntar inicialmente metade da quantidade e prove. Se achar que precisam de adoçar mais, junte o restante.


O que fazer com a Vagem de Baunilha depois de lhe retirar as sementes


Depois de usar as sementes da vagem de baunilha, não a deite fora!

A vagem de baunilha é uma opção saudável e que nada tem a ver com as essências de baunilha que se vendem nos hipermercados. O seu sabor é muito mais rico, além de ser totalmente natural. Também por isso, é muito mais cara do que as referidas essências.

Por isso, depois de usar as suas sementes, guarde a vagem num local fresco e seco (dentro de um frasco de vidro vazio ou no frasco do açúcar, também de vidro) para futuras utilizações. Costumo comprar estas vagens de baunilha do Celeiro, que já vêm num pequeno frasco de vidro com tampa.

Pode, por exemplo, ferver a vagem da baunilha sem sementes para fazer calda de baunilha ou juntá-la diretamente a qualquer tipo de creme que esteja a fazer. Basta retirá-la depois de ferver.

A grande vantagem é que pode usar a vagem várias vezes. Depois de a ferver a primeira vez em algum caldo ou creme, basta deixá-la secar totalmente e voltar a guardá-la no frasco. A sua essência mantém-se por várias utilizações, basta cheirá-la para sentir.

10 comentários:

  1. Adorei a dica da baunilha para fazer calda, eu uso para açúcar baunilhado mas a calda parece-me muito bem :)

    E essa mousse também me anda a tentar à muito tempo, nunca experimentei mas tenho aqui uns abacates maduros e acho que é desta ;)

    beijinhoo*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de experimentar a mousse, fica maravilhosa! :) Depois diz-me como correu...
      Beijinho*

      Eliminar
    2. Já fiz há uns dias atrás, é muito boa mesmo, nunca pensei!! E juntei raspa e sumo de laranja, como vi outro site e ficou espectacular!! ;)

      beijinho**

      Eliminar
    3. Ainda bem que gostaste Patricia! :) É um pecado saudável esta mousse! **

      Eliminar
  2. há algo que possamos substituir por cacau? alfarroba? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  3. Sim, a alfarroba é uma boa substituição! :)

    ResponderEliminar
  4. Muito Obrigada. beijinhos

    Irina

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde. Sou uma consumidora de mel e stevia como adoçante uma vez que evito a todo o custo o uso de açúcar refinado. Tenho pesquisado sobre outras formas de adoçar tais como a geleia de agave. No entanto encontrei algumas páginas na net que explicam que o processo de fabricação desse adoçante não é muito bom e possui substâncias que podem ser consideradas más para a saúde. "O processo de produção do "nectar" de agave atual é semelhante ao da produção do xarope de milho (o adoçante mais usado pela indústria de bebidas gaseificadas como a Coca-Cola, p. e.), que tem sofrido imensas críticas pelos prejuizos à saude. É um processo enzimático e químico que transforma o amido em frutose altamente concentrada. As enzimas são modificadas geneticamente. São usados ainda ácidos cáusticos, clarificantes e agentes químicos filtrantes. O resultado é um concentrado de frutose refinada e inulina." Fiquem com algum receio de experimentar!! Sabe algo sobre isto? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Adriana, grata pelo seu comentário! Inicialmente comecei por usar a geleia de agave, mas hoje em dia prefiro a geleia de arroz como adoçante (ou o xarope de ácer). Comecei a fazer esta "troca" depois de me informar acerca do processo de fabricação da geleia de agave. Ainda assim, vou utilizando a geleia de agave, embora menos frequentemente, e sempre biológica. Embora estes adoçantes sejam muito mais saudáveis do que o açúcar convencional, importa referir que os melhores adoçantes são aqueles 100% naturais (não processados), como as bananas biológicas maduras e as tâmaras (sem xarope de glicose). :) Espero ter ajudado! Um beijinho

      Eliminar

Deixe aqui o seu comentário