Detoxing | Salada morna de Quinoa com Batata Doce Assada, Cogumelos e Couve Portuguesa





















O mês de Fevereiro já vai praticamente a meio, e o balanço do meu plano #detoxquatrosemanas está a ser muito positivo.

Hoje trago uma receita rápida e muito simples para experimentarem em casa, que se adequa perfeitamente a um detox.

Como já tinha dito, estou a fazer um plano detox ligeiro, em que incluo diariamente uma refeição sólida, para além dos sumos, smoothies e sopas. Existem muitas teorias e formas de fazer um detox, todas elas com a sua validade, e esta é aquela que considero ser mais adequada ao meu organismo e estilo de vida. Para além disso, estamos em pleno Inverno, o que ainda reforça mais a vontade de comer alguma coisa consistente, quente, ou como no caso da receita de hoje, morna.

Fazer uma refeição de detox é muito simples. Sim, dá mais trabalho do que fazer uma sopa, um smoothie ou um sumo de frutas e vegetais, mas não deixa de ser rápido e simples. O objetivo do detox é eliminar as toxinas do nosso organismo, excluindo alimentos que produzam o efeito contrário no nosso corpo, como já falei aqui. Por isso, temos apenas de criar um prato delicioso, em que deixamos de parte os alimentos "proibidos", usando unicamente alimentos que potenciem o efeito desintoxicante. Os pratos devem ter pouco sal, o que se torna fácil se usarmos ervas aromáticas e especiarias. Optem preferencialmente por produtos biológicos. Hoje em dia encontram-se já muitos mercados e lojas especializadas que vendem estes produtos a preços acessíveis.

É assim a receita de hoje. Simples, nutritiva e saborosa.

Por último, uma dica infalível para um prato detox: quanto mais simples, melhor.


Salada morna de Quinoa com Batata Doce Assada, Cogumelos e Couve Portuguesa
Sem glúten
(Serve 2 a 3 pessoas)
Tempo de preparação: 40 minutos

Ingredientes
1 colher de sopa de Azeite Extra Virgem
1 Batata Doce grande
1 Cebola, picada
2 dentes de Alho, picados
1/2 colher de sopa de Vinagre Balsâmico
300 gramas de Cogumelos frescos
5 folhas grandes de Couve Portuguesa
1 cup/chávena de Quinoa
Sal Marinho, a gosto
Tomilho, a gosto
Pimenta Preta moída na hora, a gosto


Preparação:

Num tacho, ferver dois cups/chávenas de água e juntar a quinoa. Cozer em lume brando, com uma pitada (muito pequena) de sal marinho, até a água evaporar. Reservar, com o tacho tapado.

Pré-aquecer o forno a 180º. Descascar a batata doce, cortá-la em pequenos pedaços e levá-la a água a ferver, só até amolecer ligeiramente. Forrar um tabuleiro com papel vegetal e levar a batata doce ao forno, regada com meia colher de sopa de azeite extra virgem, tomilho e pimenta preta a gosto. Assar por 15 a 20 minutos. Reservar.

Aquecer em lume médio uma frigideira grande com meia colher de sopa de azeite extra virgem. Juntar os alhos e a cebola picada e saltear ligeiramente. Juntar os cogumelos laminados e o vinagre balsâmico e cozinhar até os cogumelos se apresentarem tenros.

Baixar o lume para o mínimo e juntar a couve portuguesa, previamente picada. Temperar com uma pitada de sal marinho e pimenta preta moída na hora. Misturar bem e deixar a couve murchar ligeiramente. Desligar o lume.

Adicionar a quinoa e envolver tudo com cuidado.

Por último, juntar a batata doce assada e envolver com cuidado, para não desmanchar a batata doce.

Está pronto a servir... Bom apetite!!


4 comentários:

  1. Adoro quinoa e esta salada deve ser muito boa
    Vou levar a receita
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimente São Ribeiro, é uma receita muito simples e boa! :)
      Beijinho

      Eliminar

Deixe aqui o seu comentário