Memórias de infância | Salame de Chocolate


A receita deste Salame de Chocolate é daquelas que me fazem viajar no tempo... Foi talvez a primeira que a minha mãe me ensinou a fazer... Não me lembro que idade tinha, mas lembro-me que era pequena o suficiente para ser ela a derreter o chocolate no fogão, com medo que me pudesse queimar...

Tirando isso, deixava-me fazer tudo o resto e eu sentia-me sempre muito feliz quando levava o salame para a mesa. "Fui eu que fiz!" Dizia com orgulho e um sorriso evidente no rosto.

Quando passei a fazer uma alimentação vegan, já adulta e com a minha própria cozinha, esta foi daquelas receitas que quis manter inalteradas. E mesmo com o leite de amêndoas a ocupar o lugar do leite de outros tempos, este salame continua a saber-me à minha infância. E é tão bom...



Salame de Chocolate da minha mãe
Faz 1 salame pequeno (ver foto)
Tempo de preparação: 15 minutos


Ingredientes
1 pacote e meio de Bolacha Maria Biológica vegan
Meia Tablete de Chocolate de Cozinha vegan
Leite de Amêndoas (cerca de 1/3 copo pequeno)
1 colher de sopa de Margarina Vegetal
1 colher de sopa (mal cheia) de Açúcar amarelo


Preparação:

Numa tigela, partir todas as bolachas em pedaços pequenos. Deitar leite suficiente para amolecer ligeiramente as bolachas.

Juntar uma colher de sopa mal cheia de açúcar (se o chocolate já for doce, pode perfeitamente omitir o açúcar).

Partir a tablete de chocolate em pedaços pequenos e levar ao lume, juntamente com uma
colher de sopa de manteiga vegetal. Mexer até o chocolate e a manteiga derreterem (atenção à temperatura, para não queimar o chocolate).

Por fim, juntar o chocolate às bolachas amolecidas e envolver tudo muito bem com uma colher de pau.

Na mesa, estender uma folha de papel vegetal, prata ou película aderente. Com a ajuda de uma colher, deitar o chocolate por cima da folha. Enrolar e levar ao congelador cerca de trinta minutos.

Passados os trinta minutos, tirar o salame do congelador e passá-lo para o frigorífico, até à altura de servir.



Nota: 
Este salame não tem de ficar perfeito como aqueles que vemos expostos nos cafés ou nos supermercados. A beleza deste salame está precisamente no seu ar imperfeito, tosco e pouco uniforme. E está também nas mãos de quem o faz. 

6 comentários:

  1. Olá! Para mim este salame está perfeito! Vou experimentar a receita e depois conto.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohh obrigada Lina! Espero que goste! :)

      Beijinho,

      Filipa

      Eliminar
  2. Olá. Onde compra o chocolate e as bolachas Maria vegan? Celeiro? Já agora, a Margarina Vegetal normalmente não é vegan, já que a maioria contém lacticínios (como leitelho) embora não tenha manteiga. A única que encontrei até agora vegan foi a Planta de Soja Light ;) beijinho e obrigada pelas receitas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Eunice. O chocolate encontra facilmente em qualquer loja. Tem só de ter atenção aos ingredientes, para se certificar de que não contem leite. :) Procure por um chocolate negro (quanto mais percentagem tiver de cacau, melhor). As bolachas Maria vegan também encontra nos supermercados comuns. Existe uma marca de bolacha maria bio, sem ovos nem leite. :) Quanto à margarina, encontra a marca Alpro Soya (à venda nos supermercados comuns). Nas lojas de produtos bio (como o Amor Bio, em Alvalade ou a Miosótis, perto do El Corte Ingles) encontra todos estes produtos referidos acima, biológicos e menos processados. :) Espero ter ajudado. Grata, Filipa

      Eliminar
  3. Parece-me ser uma receita deliciosa...vou ter de experimentar!

    ResponderEliminar
  4. Parece-me ser uma receita deliciosa...vou ter de experimentar!

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário