Quinoa, o (pseudo)Cereal do momento + Super Quinoa Bowl | Desafio Gluten-Free Living





















A quinoa é um dos meus alimentos preferidos. Porque é completa, versátil, saborosa e muito fácil de digerir, e permite criar um sem número de receitas diferentes e bonitas.

Na receita de hoje, para o desafio Gluten-Free Living, a quinoa é a rainha e o feijão branco o rei, numa Super Bowl altamente rica e nutritiva, fácil de preparar e ainda mais fácil de comer (ver receita no final).


Quinoa, o (pseudo)Cereal do momento

Declarada pelas Nações Unidas como o alimento do ano 2013 (Ano Internacional da Quinoa). É uma excelente fonte de proteínas vegetais e possui todos os aminoácidos essenciais, o que a torna uma proteína completa. É rica em cálcio, fibras, magnésio, ferro, zinco e potássio.

Para além do equilíbrio dos seus aminoácidos, é particularmente rica em lisina, um aminoácido fundamental para o crescimento e boa manutenção dos tecidos. Esta particularidade torna-a especialmente importante na alimentação vegetariana.

Por ser uma importante fonte de manganês, magnésio, ferro, cobre e fósforo, torna-se eficaz no tratamento e prevenção de enxaquecas, diabetes e aterosclerose.

Graças ao seu alto teor em fibra, é perfeita para eliminar toxinas e ajuda a reduzir o colesterol.

Auxilia em casos de anemia, pela grande quantidade de zinco, cálcio e ferro.

Ajuda a reparar o tecido muscular após atividades físicas, sendo um suplemento natural (e saudável) para quem faz musculação.

Originário dos Andes, este pseudocereal é considerado pelos especialistas como um dos alimentos mais nutritivos e completos que existem, sendo por isso um superalimento.

Além das suas inúmeras vantagens nutricionais, é também isenta de glúten, podendo ser consumida por celíacos.

Tem um sabor característico e muito suave, o que possibilita o seu uso em inúmeros pratos, salgados e doces, ou simplesmente como substituto do arroz cozido. Por ser tão leve e de fácil digestão, é um alimento fácil de introduzir na alimentação dos mais pequenos.


Dicas para cozinhar a Quinoa
  • Os seus grãos devem ser bem lavados e escorridos antes da cozedura, de forma a libertar resíduos e saponinas.
  • Deve adicionar apenas o dobro da quantidade de água em relação à quantidade de quinoa, para que esta fique solta e leve.
  • Quando a água ferver, diminua a temperatura, acrescente os grãos de quinoa e tempere-a a seu gosto, tape o tacho e deixe-a cozer.
  • A quinoa leva somente entre 10 a 12 minutos a cozer. Assim que a água for absorvida e que o gérmen branco se separe do grão, está pronta.
  • Pode utilizá-la em sopas, saladas, ensopados, chilis, hambúrgueres, sobremesas, bebidas ou simplesmente como substituto do arroz cozido.
  • Ao transformar os seus grãos em farinha, pode fazer pão, bolachas e um sem número de receitas que envolvam farinha.

Super Quinoa and White Beans Bowl
Sem glúten
(Serve 4 pessoas)
Tempo de preparação: 30 minutos


Ingredientes
400 gramas de Feijão Branco
1 cup/chávena de Quinoa Biológica Nutri Free
1 Cebola, picada
1 dente de Alho, picado
1 Pimento Vermelho pequeno, cortado em tiras
2 cups/chávenas de Cogumelos Shiitake, fatiados (se forem muito grandes, fatie-os e depois dê um corte a meio)
1 Alho Francês, fatiado
1 molho de Agriões
Um fio de Azeite Extra Virgem
Sal Marinho integral, a gosto
Pimenta Branca a gosto, moída na hora


Preparação:

Coza o feijão branco com alguma antecedência e reserve (geralmente deixo-o a demolhar durante a noite, e cozo-o na manhã seguinte numa panela de pressão, para ser mais rápido).

Lave muito bem a quinoa e escorra-a. Depois, num pequeno tacho, junte o dobro da quantidade de água (2 cups/chávenas) e leve a ferver. Quando ferver, reduza o lume e junte a quinoa. Tempere com umas pedrinhas de sal marinho. Tape o tacho e deixe cozer entre 10 a 12 minutos, ou até a água evaporar. A quinoa deve ficar leve e solta. Depois de cozida, mantenha o tacho tapado e reserve.

Entretanto, num tacho largo e fundo junte um fio de azeite e salteie a cebola e o alho ligeiramente. Junte o pimento vermelho e salteie mais um pouco, até este ficar macio.

Junte os cogumelos e o alho francês. Tempere com pimenta branca moída na hora e algumas ervas aromáticas. Tape o tacho e deixe cozinhar cerca de 5 minutos, até os cogumelos estarem tenros.

Junte o molho de agriões e umas pedrinhas de sal marinho e mexa durante um dois ou três minutos, até os agriões murcharem (talvez nem leve tanto tempo).

Por fim, adicione o feijão branco e a quinoa e envolva tudo muito bem.

Transfira tudo para uma tigela grande e está pronto a servir!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário