Bolo de Baunilha | 1º Aniversário A Cozinha Verde


















O primeiro aniversário

Maio é para mim um mês muito especial... É o mês do coração, e o mês em que nasci. Talvez não tenha sido por acaso que criei A Cozinha Verde nesta altura do ano...

Gosto de celebrar os meus aniversários. Sempre gostei. Gosto da sensação com que acordo no dia, a sensação de ser o MEU dia. Gosto de estar com todas as pessoas que me são queridas e que fazem parte da minha vida. Por incrível que pareça, gosto da sensação de sentir o tempo passar... Gosto de parar para pensar na vida, em tudo o que fiz e principalmente em tudo o que ainda me falta fazer. Gosto de me sentir grata por tudo o que tenho à minha volta. E gosto de ser mimada, com pequenas surpresas que enchem o meu coração.

Sou uma pessoa muito emotiva. Vivo com prazer e intensidade, aproveitando ao máximo cada momento, cada dia. Fazer anos leva até mim todas essas emoções de uma forma ainda mais especial.

Fiz 27 anos no passado dia 7, e escolhi também este dia para comemorar o primeiro aniversário da A Cozinha Verde. Essa quarta-feira não podia ter sido melhor. Foi passada ao lado daqueles que amo, e que fazem parte da minha vida. A minha família.


















Quero agradecer a todos vocês, que me fizerem (e continuam a fazer) acreditar que é possível realizarmos os nossos sonhos, e fazer aquilo que nos faz sentir verdadeiramente felizes. Quero agradecer todo o apoio, mensagens e carinho com que nutrem o meu coração todos os dias. Porque a nutrição não passa só pela alimentação. E eu estou verdadeiramente grata por todo o carinho e força que me dão. Cada um à sua maneira, e cada um de forma única e especial, todos vocês têm um cantinho especial guardado no meu coração.

Este ano, para comemorar os dois aniversários, fiz um bolo de baunilha especial. Especial, porque foi feito a pensar em vocês. Porque é isso que torna aquilo que fazemos especial. A forma como o fazemos, a energia e o sentimento que colocamos naquilo que fazemos. E é por isso que A Cozinha Verde é tão especial. Não por ser verde, ou 100% vegetal, ou vegan, ou biológica, ou saudável, ou saborosa. Mas sim porque é a minha forma de exprimir tudo aquilo que sinto e tudo aquilo em que acredito. Porque é a maneira que arranjei de levar-vos um pouco de mim. De levar-vos toda a minha energia e dedicação. E porque é a forma que arranjei para vos demonstrar que é possível vivermos uma vida plena e saudável, com compaixão por todos os seres vivos. Pode parecer ambicioso, mas A Cozinha Verde é o meu contributo para um mundo melhor. E é por isso que amo tanto aquilo que faço todos os dias. Porque sinto que pode fazer a diferença. Na minha vida. Na vossa vida. Nas nossas vidas.

Que este seja o primeiro de muitos anos!

Obrigada.

Filipa Range

Bolo de Aniversário de Baunilha


Ingredientes
-Para o bolo
360 ml de Leite de Amêndoas
2 colheres de chá de Vinagre de Cidra
200 gr de Açúcar de Côco da OX Nature
110 ml de Óleo de Girassol prensado a frio
1 colher de sopa de sementes de vagem de baunilha (pode usar também essência de baunilha)
250 gr de Farinha Integral
3 colheres de sopa de Amido de Milho
3/4 de colher de chá de Bicabornato de Sódio
1 colher de chá de Fermento
3/4 de colher de chá de Sal Marinho biológico

-Para o recheio e cobertura
170 gr de Creme Vegetal
220 gr de Açúcar em Pó
1/2 colher de sopa de sementes de vagem de baunilha (pode usar também essência de baunilha)
Uma pitada de Sal Marinho biológico
30 ml de Leite de Amêndoas


Preparação:

Para o bolo
1. Aquecer o forno a 180º.
2. Numa tigela grande, bater com uma vara de arames o leite de amêndoas e o vinagre de cidra. Deixar repousar 5 minutos.
3. Juntar o açúcar de côco, o óleo de girassol e a baunilha, e mexer bem com a vara de arames, até a mistura começar a ficar com espuma.
4. Numa tigela à parte, misturar a farinha integral, o amido de milho, o bicabornato de sódio, o fermento e o sal, e juntar à mistura líquida (com uma peneira).
5. Incorporar tudo muito bem com a vara de arames.
6. Dividir a massa em duas formas de 20 cm cada, e levar ao forno entre 20 a 30 minutos, ou até um palito sair limpo.
7. Deixar arrefecer os bolos cerca de 15 minutos antes de desenformar.
8. Desenformar ambos os bolos e deixar arrefecer na totalidade numa rede para bolos.

Para o recheio e cobertura
1. Com uma batedeira elétrica, bater o creme vegetal em velocidade alta, entre 2 a 3 minutos, até este se apresentar cremoso.
2. Juntar o açúcar em pó e bater, em velocidade baixa, para combinar os dois ingredientes.
3. Aumentar a velocidade para média/alta e bater por mais 2 minutos.
4. Juntar a baunilha e uma pitada de sal marinho e bater.
5. Por último, juntar o leite de amêndoas (uma colher de sopa de cada vez), até a cobertura apresentar uma consistência possível de espalhar.

Para montar o bolo
1. Colocar uma das camadas do bolo numa base para bolos.
2. Deitar por cima do bolo uma parte da cobertura e espalhar, com a ajuda de uma espátula.
3. Colocar por cima a segunda camada do bolo.
4. Colocar mais cobertura por cima, e, com a ajuda de uma espátula, espalhar bem, até cobrir a totalidade do bolo.
5. Levar o bolo ao frigorífico 30 minutos.

2 comentários:

  1. Parabéns Filipa e parabéns A cozinha verde!!! :)

    Também gosto muito de aniversários. Em crianças é um dia muito feliz, em que podemos juntar família e amigos e sentirmo-nos o centro das atenções. Em adultos, apesar de semelhante, envolve mais um pouco de introspecção. Pelo menos no meu caso. Muito à semelhança da altura da mudança do ano, gosto de ver o que fiz e o que quero fazer. De olhar para mim e melhorar. A idade traz muita coisa boa :))
    O bolo ficou lindo! Com pintarolas desde a cobertura até às velas!! E deve ser muito saboroso! Eu pessoalmente adoro baunilha (baunilha a sério!).

    Um beijinho!!!
    Raquel
    http://amor-as-camadas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Raquel! É muito bom saber que partilhamos o mesmo sentimento em relação aos aniversários. :)

      Um beijinho grande,

      Filipa

      Eliminar

Deixe aqui o seu comentário