Bolo integral de Chocolate, Abacate e Banana e um pedido de desculpas



























Desta vez aventurei-me a fazer um bolo com abacate. O resultado surpreendeu-me, ficou delicioso! Húmido e macio por dentro, com uma crosta crocante por fora. A ideia foi aproveitar uns abacates e bananas esquecidos na fruteira, já bastante maduros. Achei que a ligação da banana e do abacate seria interessante. Depois acrescentei o cacau cru, para dar "aquele toque" especial e guloso.

Mais uma vez, tentei que o bolo fosse o mais saudável possível, sem farinhas e açúcares refinados.

Já há algum tempo que não trazia nenhuma receita nova para vocês. Não por falta de vontade (que eu por mim passava os dias na cozinha a experimentar receitas), mas a verdade é que o tempo para novas aventuras entre tachos e panelas tem sido praticamente inexistente nas últimas semanas. Entre os preparativos para os workshops da A Cozinha Verde (o primeiro é já na próxima quinta-feira!!), as encomendas, os eventos e mais uns projetos nos quais ando a trabalhar e que em breve vão ficar a conhecer, o pouco tempo que me sobra é dedicado à lide doméstica, ao desporto e à família. Também por este motivo é que decidi fazer um super giveaway na página de facebook, em jeito de agradecimento pelos mais de 6000 seguidores desta cozinha! A todos vocês, muito obrigada!

E agora vamos ao que interessa...

Nota: Ainda estão dois giveaway a decorrer, aqui e aqui.


Bolo integral de Chocolate, Abacate e Banana

Ingredientes
2 Bananas médias, maduras
1 Abacate grande, maduro
2 cups (chávena) de Farinha de Trigo Integral
1 cup (chávena) de açúcar Mascavado (ou açúcar de coco)
1/4 cup (chávena) de óleo de Girassol bio, não refinado e prensado a frio (podem também usar azeite extra virgem bio ou óleo de coco)
1 colher de chá de sumo de Limão, espremido na hora
1 colher de sopa de sementes de Linhaça moídas + 3 colheres de sopa de água
1/4 cup (chávena) de Cacau Cru em pó (usei o da Iswari)
1 colher de chá de Fermento
1 colher de chá de Bicabornato de Sódio
uma pitada de sal marinho




























Preparação:

Pré-aquecer o forno a 175º. Forrar uma forma (tipo pão de forma) com papel vegetal.

Numa tigela pequena, juntar as sementes de linhaça moídas e a água, e misturar bem. Aquecer (no microondas ou em banho maria) durante alguns segundos, até obter uma consistência gelatinosa. Reservar.

Num processador de alimentos/batedeira/liquidificadora, bater o abacate e a banana até obter um creme homogéneo. Ao preparado, juntar todos os ingredientes líquidos e incorporar (óleo vegetal, sumo de limão e a mistura de linhaça).

Numa tigela média, juntar a farinha, o açúcar, o fermento, o bicabornato de sódio, o sal e o cacau cru em pó.

Com cuidado, juntar os ingredientes líquidos aos secos e misturar bem com uma vara de arames, até obter uma massa consistente e homogénea.

Transferir a massa para dentro da forma e levar ao forno, 30 a 45 minutos, ou até um palito sair limpo.

Deixar arrefecer 10 a 15 minutos antes de desenformar.












13 comentários:

  1. Muito boa essa receita, que pena q tem glúten...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! :) Experimente substituir a farinha de trigo e o fermento por uma farinha e fermento sem glúten. Não experimentei ainda mas o resultado deve ser bom de certeza! Obrigada

      Eliminar
  2. Não conhecia o blog, mas vi o link desta receita partilhada no facebook e vim espreitar. Apesar de não gostar de banana vim ver a receita à mesma porque estou a mudar certos aspectos na minha alimentação. Tem muito bom aspecto, e se não fossem as bananas já estava a fazer. Mas gostei da ideia. Vou passar a seguir o blog e o facebook :) http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ovelha Negra! :) Experimente fazer e receita sem a banana, substituindo por mais um abacate, por exemplo! :) Contudo, asseguro-lhe que não se sente o sabor da banana no bolo. :)

      Eliminar
  3. Gostei tanto deste bolo! Assim que possa vou fazer, talvez com alfarroba :)
    Se fosse mais pertinho, acho que ia adorar ir a um dos teus ws! Boa sorte, que corram bem.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês! Com alfarroba parece-me que vai ficar muito bom também! :) É pena que estejas longe e que não possas ir aos workshops. És de onde? Pode ser que um dia faça um mais perto de ti. :) Um beijinho e obrigada!

      Eliminar
  4. Finalmente uma blogger vegan portuguesa ! :D
    Já andava a procura de um blogzinho destes em portugues ha algum tempo !

    Achei tão interessante - eu nunca provei abacate, conheço a textura mas desconheço por completo o seu sabor ...
    Fiquei muito curiosa com o açúcar de côco - onde posso comprar ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Joana! :) Espero que gostes das coisas que vou partilhando por aqui. O abacate tem um sabor neutro, resulta muito bem para sobremesas. Quando está maduro (como no caso deste bolo) fica com uma textura bastante cremosa. Experimenta! O açúcar de coco consegues encontrar em lojas de especialidade (Celeiro, por exemplo). :)

      Um beijinho*

      Eliminar
  5. Olaaa :)))

    Onde é que se compra farinha e fermento sem gluten? e o oleo vegetal??

    Beijinhoos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Pode encontrar a farinha e o fermento sem glúten na loja online Gluten-free Living (http://www.glutenfreeliving.pt/) ou nas lojas Celeiro (http://www.celeiro-dieta.pt/index.php?id=57). O óleo vegetal encontra também no Celeiro, por exemplo! Mas se não tiver, pode usar azeite extra virgem (biológico, de preferência) :)

      Eliminar
  6. não tenho bananas maduras e se for comprar agr, estraga-se o abacate antes das bananas amadurecerem! sabes como poderei substitui-las nesta receita?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!! Experimenta substituir por mais um abacate! ou então usa na mesma a banana, desde que não esteja mesmo verde! :) Beijinhos**

      Eliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário