Beringela no forno com molho de Miso e Sésamo tostado






Este molho de miso faz-se num minuto, e é absolutamente maravilhoso. E a combinação com a beringela no forno e as sementes de sésamo tostadas... Oh my God!! O melhor é experimentarem e comprovarem por vocês mesmos.

...
Serve 4 pessoas
Tempo de preparação: 40 minutos


Ingredientes

2 beringelas bio
Azeite extra virgem bio
4 colheres (chá) de açúcar mascavado ou de coco
2 colheres (sopa) de pasta de miso (sweet white miso)
2 colheres (sopa) de vinagre de arroz
Sementes de sésamo a gosto


Preparação

Corte as beringelas ao meio e dê-lhes vários golpes na polpa. Coloque-as num tabuleiro, viradas para cima, e regue-as com azeite.

Leve ao forno, pré aquecido a 200º, durante 30 minutos.

Entretanto, numa taça, junte o açúcar mascavado ou de coco, o vinagre de arroz e a pasta de miso e misture tudo muito bem. Reserve.

Retire as beringelas do forno e pincele-as com o molho de miso. Leve novamente ao forno, 5 a 10 minutos.

Entretanto, coloque as sementes de sésamo numa frigideira (sem gordura) e deixe-as tostar por uns minutos, com cuidado para não queimarem (em alternativa, pode tostá-las no forno).

Polvilhe as beringelas com as sementes de sésamo tostadas. Servir como entrada ou acompanhamento.


Sobre o Miso



O miso é uma pasta de soja fermentada, produzido a partir dos feijões de soja cozidos e misturados com outros cereais. Após a fermentação dos grãos, a mistura é salgada, obtendo-se uma pasta espessa e nutritiva. É um excelente condimento em vários pratos.

A consistência do miso é pastosa e a cor varia entre o bege claro e o castanho escuro, passando por toda uma gama de cores intermédias. O sabor é intenso e relativamente salgado, assemelhando-se a avelãs. O miso de cor clara é, normalmente, menos salgado e de sabor menos intenso do que o mais escuro.


Devido ao processo de fermentação a que é sujeito, o miso é um alimento vivo (tal como o iogurte) que contém bactérias e fermentos vivos, facilmente assimilados pelo organismo, e muito benéficos para o equilíbrio da flora intestinal.

Concentrado em energia, possui muita da riqueza proteica dos feijões de soja. Contém igualmente fitonutrientes como as isoflavonas, presentes nos feijões de onde é originado.

6 comentários:

  1. Boa noite! Pode informar vários/outros legumes que possam substituir a beringela. Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Bem já sabes que adorei isto mas vim aqui deixar o testemunho.

    É MUITA BOM!! :D

    Para repetir de certeza!! :) ~~~

    ResponderEliminar
  3. Impressão minha ou "matou" o miso? Não ficará bom se colocarmos o miso somente no final, de modo a aproveitar todasas suas propriedades de"alimento vivo"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, pode colocar o molho de miso apenas no final, se preferir. Eu levei ao forno cerca de 5 minutos no final, para a beringela absorver o molho e os seus sabores. :) Grata, Filipa

      Eliminar
  4. Comia bastante disto no Japão mas era geralmente pepino japonês. Onde será que posso encontrar a pasta de Miso, até agora nunca vi à venda. Obrigado pela receita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rui! Encontra o miso em qualquer loja de produtos biológicos em Lisboa (Brio, Amor Bio, Miosótis, por exemplo). :)

      Eliminar

Deixe aqui o seu comentário