TAG - Conhecendo novos Blogs



A Joana, do Just Natural Please, desafiou-me a participar na TAG - Conhecendo novos Blogs, uma iniciativa que tem como objetivo conhecer um pouco melhor as caras por trás dos blogs portugueses, dando resposta às perguntas que se seguem. Obrigada pelo convite Joana!

1. O que te levou a começares este blog?
A Cozinha Verde surgiu em Maio de 2013, poucos meses depois de me ter tornado vegan. Na altura, ainda a trabalhar como auditora financeira numa multinacional, senti o desejo de partilhar o novo mundo que estava a descobrir (e que viria a mudar a minha vida por completo), e de fazer com que o veganismo chegasse a um número maior de pessoas. Desde o início que o meu objetivo com o blog é despertar consciências para uma vida mais ética, saudável e sustentável. Como costumo dizer, é a minha forma de ativismo.

2. Qual a origem do nome do teu blog?
Foi o primeiro nome que me veio à cabeça naquele momento. Foi espontâneo, nada pensado e estudado, até porque naquela altura estava muito longe de saber que A Cozinha Verde viria a ser muito mais do que um hobby para mim.

3. O que de melhor o blog tem trazido para a tua vida? Porquê?
São muitas as coisas boas que tenho atraído para a minha vida com A Cozinha Verde. Mas destaco uma. O preenchimento que sinto todos os dias, por contribuir de alguma forma, por mais pequena que seja, para inspirar outras pessoas a adotarem uma alimentação e estilo de vida mais compassivo e saudável.

4. Como concilias a tua vida pessoal e profissional com o Blog?
Não tenho nenhuma linha a separar a minha vida profissional e o blog. A partir do conceito do blog criei a marca A Cozinha Verde, que mais do que o meu projeto (não gosto muito de lhe chamar negócio ou empresa), é a minha vida (profissional e também pessoal). Encaro as redes sociais como uma parte muito importante do meu trabalho, porque é lá que promovo aquilo que faço (branding). A Cozinha Verde é um projeto muito pessoal e centrado em mim (trabalho e faço a gestão deste projeto praticamente sozinha), e por este motivo é também difícil separar a minha vida pessoal da profissional. Quando posso, tento guardar um dia da semana só para mim e para a minha vida pessoal. Longe das redes sociais e do e-mail. É quase impossível desligar-me completamente, mas é também por este motivo que sei que A Cozinha Verde, mais do que o meu projeto, é o meu propósito de vida. Não há para mim nada mais gratificante do que fazer aquilo que realmente gosto.

5. Onde encontras inspiração para os conteúdos do teu Blog?
Geralmente, vou buscar inspiração a livros, artigos, pessoas, momentos, lugares. Por vezes, a inspiração aparece nos lugares mais inesperados. Neste momento, as publicações que faço estão mais relacionadas com o trabalho que faço diariamente (catering, encomendas, workshops, eventos, parcerias). Não me sobra muito tempo para partilhar receitas ou artigos de opinião (algo que adoro fazer!), mas comecei agora uma série de receitas vegan no canal de youtube da A Cozinha Verde para colmatar esta falha na publicação de receitas, cujo primeiro episódio foi lançado na quinta-feira passada. (podem ver aqui.)

6. O que mais gostas de cozinhar?
Acho que para mim, a pergunta que melhor se adequa é "com que ingredientes gostas mais de cozinhar?" Adoro criar pratos (doces ou salgados) com frutos secos. É incrível como é possível fazer tudo e mais alguma coisa com caju! Adoro cozinhar com grão (e qualquer leguminosa no geral) e com abacate (mais um ingrediente super versátil para doces e salgados). Gosto de cozinhar com cereais integrais. Gosto de todo o processo de preparação dos ingredientes até chegar ao resultado final, no prato. Em suma, adoro a cozinha.

7. Como imaginas o teu blog daqui a 3 anos?
Como já referi atrás, quando comecei o blog, há quase 2 anos e meio atrás, estava muito longe de saber o que seria a minha vida hoje. A Cozinha Verde nasceu de forma espontânea e foi crescendo naturalmente, nos momentos certos. Não me faltam ideias e projetos que quero concretizar. Acredito que tudo chegará no momento certo.

8. Quais são os hábitos diários que não dispensas?
Não sou muito de hábitos (e rotinas), até porque é algo difícil de acontecer com o trabalho que desenvolvo com A Cozinha Verde,  mas não dispenso um bom pequeno almoço logo pela manhã quando tenho tempo. Passear/caminhar com a Khaleesi (a minha princesa de quatro patas), é também um momento do meu dia que não dispenso.


9. Quais os teus conselhos para uma vida saudável?
Nutram o vosso corpo e a vossa mente. Como?
* Alimentação rica em nutrientes e em alimentos verdadeiros (eliminem os ingredientes de origem animal e evitem tudo o que seja processado/embalado/refinado);
*Exercitem o vosso corpo (uma caminhada serve, quando temos menos tempo, o que importa é não ficar parado);
*Encham a vossa mente de pensamentos positivos e sejam gratos pelas pequenas coisas do vosso dia-a-dia.

10. Se pudesses mudar algo no mundo, o que seria?
Imagino um mundo sem crueldade, onde todos contribuíssemos para o bem estar de todos (pessoas e animais). Um mundo onde cuidássemos do nosso ecossistema como se da nossa casa se tratasse. Um mundo onde todos fossemos iguais.


O objetivo agora seria nomear pelo menos 3 pessoas/blogs para responder ao desafio. Contudo, apercebi-me que aquelas que queria nomear já participaram, e por esse motivo não irei nomear ninguém. Confesso que não sou muito dada a estas coisas de correntes. Mas não podia deixar de responder a este convite. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário