Episódio 7 | Risotto integral de Abóbora Hokkaido e Cogumelos



Neste episódio, A Cozinha Verde mostra como fazer um delicioso risotto com arroz integral. Este é um prato reconfortante para os dias mais frios, muito simples de fazer e com um resultado surpreendente. (ver aqui o vídeo completo)

A combinação da adocicada abóbora hokkaido com os cogumelos frescos permite uma mistura rica de sabores, que torna este prato muito interessante.

Prefira sempre o uso do arroz integral (e de qualquer cereal integral) em detrimento do arroz branco. Este último,por ter sido refinado, perde as suas propriedades nutricionais, sendo por isso um alimento pobre e pouco interessante na nossa alimentação.















Arroz integral

O arroz integral é um alimento completo e nutritivo. Ao contrário do arroz branco, não passou por nenhum processo de refinamento, mantendo por isso todos os minerais, vitaminas e fibras necessárias às funções do nosso organismo. 

Por ter um grão mais duro, o arroz integral exige uma melhor mastigação, o que por sua vez estimula a produção de saliva, essencial à digestão e à saúde do intestino. 

O arroz integral possui anti-nutrientes que dificultam a absorção de nutrientes e minerais essenciais pelo nosso organismo. Por este motivo, e para facilitar a sua cozedura e a nossa digestão, deve ser demolhado por algumas horas (durante a noite, por exemplo). A água usada na demolha não deve ser aproveitada, sendo que é lá que ficam os anti-nutrientes que queremos eliminar.


Abóbora hokkaido

A abóbora hokkaido é uma variedade de abóbora oriunda da ásia, muito utilizada na cozinha vegetariana e macrobiótica pelas suas excelentes propriedades nutritivas. Tem um sabor adocicado e uma textura macia. Em termos nutricionais, esta abóbora contém vitaminas A e B9, pró-vitamina A -(caroteno), aminoácidos, zinco, minerais e oligoelementos.

















Cogumelos

Apesar do seu tamanho, cerca de de 90% da composição dos cogumelos é feita de água. São pobres em calorias e em gorduras, e têm bons níveis de proteína, sendo por isso um bom substituto da carne na cozinha vegetariana.
Contém vitaminas A e C, vitaminas do complexo B e minerais como selénio, cálcio, iodo e fósforo. A vitamina B promove a protecção da pele, da visão e do sistema digestivo, enquanto que o selénio, por exemplo, protege a tiróide, reforça o sistema imunitário e é um importante antioxidante. 


Receita | Risotto integral de Abóbora Hokkaido e Cogumelos
serve 2 pessoas





Ingredientes


1 dente de alho
1 cebola pequena
Azeite virgem extra q.b.
Molho de soja q.b.
100gr de abóbora Hokkaido
50gr de cogumelos marron
1,5 cups de caldo de legumes caseiro (ou água)
1/2 cup de arroz integral
1/4 cup de vinho branco
1 colher chá de margarina vegetal não hidrogenada

Queijo de amêndoa ralado a gosto


Preparação

Demolhe o arroz integral na noite anterior. Lave bem e reserve. (dica: Ao demolhar o arroz integral estamos a iniciar o seu processo de germinação, que aumenta o seu valor nutricional)

Prepare a abóbora Hokkaido, descascando-a e cortando em pedaços pequenos. Reserve.

Corte os cogumelos em quartos. Reserve.

Num tacho, refogue a cebola e o alho picados num fio de azeite. Junte os cogumelos e a abóbora e tempere com molho de soja.

Junte o vinho branco, o caldo de legumes e o arroz integral e deixe ferver. Diminua um pouco o lume e deixe o arroz cozer lentamente. 

No final, desligue o lume e junte uma colher de chá de margarina vegetal não hidrogenada e queijo de amêndoa a gosto. Envolva bem e está pronto a comer! (dica: produzido a partir do leite de amêndoa, o queijo de amêndoa é uma alternativa saudável ao queijo de origem animal)

Esta é uma deliciosa parceria entre A Cozinha Verde e a produtora Ursa Maior

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário