Giveaway Kit de Chás Biológicos


































Gratidão

A página de facebook da A Cozinha Verde conta já com mais de 15.000 seguidores. Não podia deixar de agradecer a todos aqueles que acompanham este projeto. Aos que chegaram no início e o viram crescer, step by step. Aos que foram chegando, curiosos, e ficaram. A todos, mas mesmo a todos vocês, obrigada! :) A Cozinha Verde só existe por vocês, e para vocês. Grata.


Giveaway Kit de Chás Biológicos | Parceria Imporchá

Em jeito de agradecimento, trago-vos hoje mais um giveaway, desta vez em parceria com a Imporchá.

Conheci há umas semanas atrás os chás biológicos e de comércio justo desta loja online, e devo dizer que fiquei fã! O design das embalagens é lindo, os chás são deliciosos e existe variedade suficiente para todos os gostos.

A Cozinha Verde tem assim para vos oferecer um kit com 6 variedades diferentes de chás.

O giveaway tem início hoje e decorre até dia 1 de Novembro (domingo). O vencedor será contactado por email e anunciado na página de facebook da A Cozinha Verde no dia 2 de Novembro.

Para participarem, têm apenas de:

1. Fazer "like" na página da A Cozinha Verde
2. Fazer "like" na página da Imporchá
3. Comentar esta publicação na página de facebook da A Cozinha Verde, identificando 3 amigos
4. Partilhar publicamente este post no vosso facebook
5. Preencher este formulário com os vossos dados, para o envio do prémio: https://goo.gl/yxAspK

Observações:
É válida apenas uma participação por perfil;
O passatempo termina às 23h59 do dia 1 de Novembro (domingo);
O vencedor será aleatoriamente escolhido através do site random.org

Boa sorte!

Workshop de Cozinha Vegetariana ANEN | Reportagem fotográfica na cozinha mais bonita de Lisboa




























No sábado, 24 de Outubro, realizou-se o Workshop de Cozinha Vegetariana organizado pela ANEN - Associação Nacional de Estudantes de Nutrição.

O workshop decorreu em Lisboa, no estúdio de fotografia Lemonnier. Sem dúvida, a cozinha mais bonita onde já trabalhei. Fiquei absolutamente encantada com o espaço.

Durante duas horas e meia, foram abordados os pontos principais da alimentação vegetariana, e confeccionaram-se 3 receitas deliciosas que agradaram o palato de todos os presentes. Falou-se ainda do veganismo, e dos motivos que me levaram há quase 3 anos atrás a abraçar este estilo de vida.

Um agradecimento especial à ANEN, pelo convite para ser a formadora deste workshop e por toda a dedicação e empenho em fazê-lo acontecer. Obrigada também ao grupo fantástico que esteve presente, a vossa curiosidade, interesse e boa disposição encheu-me o coração! E finalmente, obrigada ao estúdio Lemonnier, pela organização durante o workshop e pela cozinha de sonho (sim, fiquei mesmo rendida à beleza daquela cozinha!)

Deixo aqui o registo fotográfico do workshop. Até breve!





























































































Série Online de Cozinha Vegan | Episódio 02: Trufas de Alfarroba

Na quinta-feira passada, foi lançado no canal de youtube da A Cozinha Verde o primeiro episódio de uma série online de cozinha vegan (rever aqui a receita de Guacamole).

Uma semana depois, deixo-vos com uma nova receita, desta vez doce, mas para comer sem culpas, de tão saudável e nutritiva que é!

Vejam aqui:



No 2º episódio da série, aprendam a fazer umas trufas de frutos secos e alfarroba, sem açúcares refinados, sem glúten, e crudívoras. Estas trufas são adoçadas com tâmaras e geleia de arroz, adoçantes naturais de baixo índice glicémico.

Para além de rápida, esta receita é bastante versátil e pode ser facilmente adaptada com outros ingredientes, de acordo com o vosso gosto pessoal e com o recheio da despensa lá de casa.

Deixo-vos algumas dicas a terem em conta:

* O amendoim pode ser substituído por qualquer outro fruto seco sem sal (amêndoa, caju, avelã, noz)
* As tâmaras podem ser substituídas por qualquer outro fruto desidratado (passas, figo, alperce, ameixa, damasco)
* Depois de demolharem os frutos secos, devem secá-los bem antes de os usarem na receita (durante uns minutos no forno, por exemplo)
* O uso do óleo de coco é opcional, o seu uso tem a finalidade de endurecer um pouco as trufas
* A farinha de alfarroba pode ser trocada por coco ralado, farinha de banana, cacau cru em pó, canela e gengibre
* A geleia de arroz pode ser substituída por xarope de ácer
* O coco ralado para a cobertura pode ser substituído por sementes de chia, cânhamo (ou qualquer outra semente pequena), bagas goji picadas, alfarroba ou cacau cru em pó, proteína de ervilha (tem um sabor bastante neutro) ou frutos secos picados
* Depois de finalizadas, estas trufas podem ser congeladas. Desta forma, estão sempre à mão para o pequeno almoço ou para levar para fora de casa!
* As trufas podem ser conservadas no frigorífico, num recipiente bem fechado, durante uma semana
















Espero que tenham gostado. Para a semana há mais! :)

Esta série é uma deliciosa e divertida parceria entre A Cozinha Verde e a produtora Ursa Maior.

TAG - Conhecendo novos Blogs



A Joana, do Just Natural Please, desafiou-me a participar na TAG - Conhecendo novos Blogs, uma iniciativa que tem como objetivo conhecer um pouco melhor as caras por trás dos blogs portugueses, dando resposta às perguntas que se seguem. Obrigada pelo convite Joana!

1. O que te levou a começares este blog?
A Cozinha Verde surgiu em Maio de 2013, poucos meses depois de me ter tornado vegan. Na altura, ainda a trabalhar como auditora financeira numa multinacional, senti o desejo de partilhar o novo mundo que estava a descobrir (e que viria a mudar a minha vida por completo), e de fazer com que o veganismo chegasse a um número maior de pessoas. Desde o início que o meu objetivo com o blog é despertar consciências para uma vida mais ética, saudável e sustentável. Como costumo dizer, é a minha forma de ativismo.

2. Qual a origem do nome do teu blog?
Foi o primeiro nome que me veio à cabeça naquele momento. Foi espontâneo, nada pensado e estudado, até porque naquela altura estava muito longe de saber que A Cozinha Verde viria a ser muito mais do que um hobby para mim.

3. O que de melhor o blog tem trazido para a tua vida? Porquê?
São muitas as coisas boas que tenho atraído para a minha vida com A Cozinha Verde. Mas destaco uma. O preenchimento que sinto todos os dias, por contribuir de alguma forma, por mais pequena que seja, para inspirar outras pessoas a adotarem uma alimentação e estilo de vida mais compassivo e saudável.

4. Como concilias a tua vida pessoal e profissional com o Blog?
Não tenho nenhuma linha a separar a minha vida profissional e o blog. A partir do conceito do blog criei a marca A Cozinha Verde, que mais do que o meu projeto (não gosto muito de lhe chamar negócio ou empresa), é a minha vida (profissional e também pessoal). Encaro as redes sociais como uma parte muito importante do meu trabalho, porque é lá que promovo aquilo que faço (branding). A Cozinha Verde é um projeto muito pessoal e centrado em mim (trabalho e faço a gestão deste projeto praticamente sozinha), e por este motivo é também difícil separar a minha vida pessoal da profissional. Quando posso, tento guardar um dia da semana só para mim e para a minha vida pessoal. Longe das redes sociais e do e-mail. É quase impossível desligar-me completamente, mas é também por este motivo que sei que A Cozinha Verde, mais do que o meu projeto, é o meu propósito de vida. Não há para mim nada mais gratificante do que fazer aquilo que realmente gosto.

5. Onde encontras inspiração para os conteúdos do teu Blog?
Geralmente, vou buscar inspiração a livros, artigos, pessoas, momentos, lugares. Por vezes, a inspiração aparece nos lugares mais inesperados. Neste momento, as publicações que faço estão mais relacionadas com o trabalho que faço diariamente (catering, encomendas, workshops, eventos, parcerias). Não me sobra muito tempo para partilhar receitas ou artigos de opinião (algo que adoro fazer!), mas comecei agora uma série de receitas vegan no canal de youtube da A Cozinha Verde para colmatar esta falha na publicação de receitas, cujo primeiro episódio foi lançado na quinta-feira passada. (podem ver aqui.)

6. O que mais gostas de cozinhar?
Acho que para mim, a pergunta que melhor se adequa é "com que ingredientes gostas mais de cozinhar?" Adoro criar pratos (doces ou salgados) com frutos secos. É incrível como é possível fazer tudo e mais alguma coisa com caju! Adoro cozinhar com grão (e qualquer leguminosa no geral) e com abacate (mais um ingrediente super versátil para doces e salgados). Gosto de cozinhar com cereais integrais. Gosto de todo o processo de preparação dos ingredientes até chegar ao resultado final, no prato. Em suma, adoro a cozinha.

7. Como imaginas o teu blog daqui a 3 anos?
Como já referi atrás, quando comecei o blog, há quase 2 anos e meio atrás, estava muito longe de saber o que seria a minha vida hoje. A Cozinha Verde nasceu de forma espontânea e foi crescendo naturalmente, nos momentos certos. Não me faltam ideias e projetos que quero concretizar. Acredito que tudo chegará no momento certo.

8. Quais são os hábitos diários que não dispensas?
Não sou muito de hábitos (e rotinas), até porque é algo difícil de acontecer com o trabalho que desenvolvo com A Cozinha Verde,  mas não dispenso um bom pequeno almoço logo pela manhã quando tenho tempo. Passear/caminhar com a Khaleesi (a minha princesa de quatro patas), é também um momento do meu dia que não dispenso.


9. Quais os teus conselhos para uma vida saudável?
Nutram o vosso corpo e a vossa mente. Como?
* Alimentação rica em nutrientes e em alimentos verdadeiros (eliminem os ingredientes de origem animal e evitem tudo o que seja processado/embalado/refinado);
*Exercitem o vosso corpo (uma caminhada serve, quando temos menos tempo, o que importa é não ficar parado);
*Encham a vossa mente de pensamentos positivos e sejam gratos pelas pequenas coisas do vosso dia-a-dia.

10. Se pudesses mudar algo no mundo, o que seria?
Imagino um mundo sem crueldade, onde todos contribuíssemos para o bem estar de todos (pessoas e animais). Um mundo onde cuidássemos do nosso ecossistema como se da nossa casa se tratasse. Um mundo onde todos fossemos iguais.


O objetivo agora seria nomear pelo menos 3 pessoas/blogs para responder ao desafio. Contudo, apercebi-me que aquelas que queria nomear já participaram, e por esse motivo não irei nomear ninguém. Confesso que não sou muito dada a estas coisas de correntes. Mas não podia deixar de responder a este convite. :)

Apresentação da nova série portuguesa de receitas vegan | Episódio 01: Guacamole (com vídeo)



É oficial! Ontem foi lançado o primeiro episódio da nova série portuguesa de receitas vegan da A Cozinha Verde! :)

Andava mortinha por partilhar esta surpresa com vocês... A partir de agora, vão poder ver como confeccionar receitas simples, bonitas, saudáveis, deliciosas, e sempre 100% vegan!

O principal objetivo deste programa é despertar consciências para uma alimentação mais ética, saudável e sustentável, livre de ingredientes de origem animal e repleta de alimentos ricos em nutrientes. Para além disso, procuro mostrar como é simples preparar boas refeições vegan (sem esquecer as sobremesas), desmistificando a ideia de que a cozinha vegetariana é complicada, chata, e sem sabor.

Espera-vos todas as semanas (à quinta-feira) um novo episódio, subscrevam aqui o canal de youtube da A Cozinha Verde para garantirem que não vos escapa nenhum! 

Começamos esta série com uma receita de guacamole, não fosse o abacate um dos meus ingredientes preferidos na cozinha (e tão versátil que irá certamente aparecer em receitas futuras!).

Se ainda não viram, espreitem aqui o primeiro episódio. Aguardo o vosso feedback, e sintam-se à vontade para sugerirem ideias para novas receitas que gostassem de ver em vídeo. Porque acima de tudo, este programa é para vocês. :)


Esta é uma deliciosa e divertida parceria entre A Cozinha Verde e a Ursa Maior.

Workshop Cozinha Vegetariana | Associação Nacional de Estudantes de Nutrição







































A Cozinha Verde foi convidada pela ANEN - Associação Nacional de Estudantes de Nutrição para ser formadora de um workshop de cozinha vegetariana, no próximo dia 24 de Outubro! O workshop decorrerá no Estúdio Lemonnier, em Lisboa.

Com esta excelente iniciativa, a ANEN pretende dar a conhecer melhor a alimentação vegetariana aos alunos e/ou profissionais na área das Ciências da Nutrição, sendo que o vegetarianismo não é abordado com muita profundidade nos cursos.

O curso terá a duração de 2 horas (10h - 12h) e as inscrições estão limitadas a 15 pessoas. O valor de inscrição é de 30€, e inclui degustação das receitas confeccionadas e oferta de workbook.

O curso terá uma componente prática, com confeção de pratos vegetarianos, bem como uma componente teórica, que abordará os seguintes temas:

* o que é o veganismo
* como é composta a alimentação vegetariana
* como substituir a proteína animal
* o cálcio e os laticínios
* B12
* outros nutrientes a ter em conta na alimentação vegetariana
* substituir os ovos na alimentação (na doçaria, por ex.)
* alimentação vegetariana saudável
* evitar os processados
* como eliminar o açúcar da alimentação
* cereais integrais
* gorduras boas vs gorduras más
* a importância dos alimentos crus
* dicas

Para se inscreverem, basta preencherem a ficha de inscrição. Esta será validada após a realização do respetivo pagamento e do envio do comprovativo para apoioestudantes@anen.pt.

Para mais informações, entrem em contacto com A Cozinha Verde ou com a ANEN (919312616).