Episódio 7 | Risotto integral de Abóbora Hokkaido e Cogumelos



Neste episódio, A Cozinha Verde mostra como fazer um delicioso risotto com arroz integral. Este é um prato reconfortante para os dias mais frios, muito simples de fazer e com um resultado surpreendente. (ver aqui o vídeo completo)

A combinação da adocicada abóbora hokkaido com os cogumelos frescos permite uma mistura rica de sabores, que torna este prato muito interessante.

Prefira sempre o uso do arroz integral (e de qualquer cereal integral) em detrimento do arroz branco. Este último,por ter sido refinado, perde as suas propriedades nutricionais, sendo por isso um alimento pobre e pouco interessante na nossa alimentação.















Arroz integral

O arroz integral é um alimento completo e nutritivo. Ao contrário do arroz branco, não passou por nenhum processo de refinamento, mantendo por isso todos os minerais, vitaminas e fibras necessárias às funções do nosso organismo. 

Por ter um grão mais duro, o arroz integral exige uma melhor mastigação, o que por sua vez estimula a produção de saliva, essencial à digestão e à saúde do intestino. 

O arroz integral possui anti-nutrientes que dificultam a absorção de nutrientes e minerais essenciais pelo nosso organismo. Por este motivo, e para facilitar a sua cozedura e a nossa digestão, deve ser demolhado por algumas horas (durante a noite, por exemplo). A água usada na demolha não deve ser aproveitada, sendo que é lá que ficam os anti-nutrientes que queremos eliminar.


Abóbora hokkaido

A abóbora hokkaido é uma variedade de abóbora oriunda da ásia, muito utilizada na cozinha vegetariana e macrobiótica pelas suas excelentes propriedades nutritivas. Tem um sabor adocicado e uma textura macia. Em termos nutricionais, esta abóbora contém vitaminas A e B9, pró-vitamina A -(caroteno), aminoácidos, zinco, minerais e oligoelementos.

















Cogumelos

Apesar do seu tamanho, cerca de de 90% da composição dos cogumelos é feita de água. São pobres em calorias e em gorduras, e têm bons níveis de proteína, sendo por isso um bom substituto da carne na cozinha vegetariana.
Contém vitaminas A e C, vitaminas do complexo B e minerais como selénio, cálcio, iodo e fósforo. A vitamina B promove a protecção da pele, da visão e do sistema digestivo, enquanto que o selénio, por exemplo, protege a tiróide, reforça o sistema imunitário e é um importante antioxidante. 


Receita | Risotto integral de Abóbora Hokkaido e Cogumelos
serve 2 pessoas





Ingredientes


1 dente de alho
1 cebola pequena
Azeite virgem extra q.b.
Molho de soja q.b.
100gr de abóbora Hokkaido
50gr de cogumelos marron
1,5 cups de caldo de legumes caseiro (ou água)
1/2 cup de arroz integral
1/4 cup de vinho branco
1 colher chá de margarina vegetal não hidrogenada

Queijo de amêndoa ralado a gosto


Preparação

Demolhe o arroz integral na noite anterior. Lave bem e reserve. (dica: Ao demolhar o arroz integral estamos a iniciar o seu processo de germinação, que aumenta o seu valor nutricional)

Prepare a abóbora Hokkaido, descascando-a e cortando em pedaços pequenos. Reserve.

Corte os cogumelos em quartos. Reserve.

Num tacho, refogue a cebola e o alho picados num fio de azeite. Junte os cogumelos e a abóbora e tempere com molho de soja.

Junte o vinho branco, o caldo de legumes e o arroz integral e deixe ferver. Diminua um pouco o lume e deixe o arroz cozer lentamente. 

No final, desligue o lume e junte uma colher de chá de margarina vegetal não hidrogenada e queijo de amêndoa a gosto. Envolva bem e está pronto a comer! (dica: produzido a partir do leite de amêndoa, o queijo de amêndoa é uma alternativa saudável ao queijo de origem animal)

Esta é uma deliciosa parceria entre A Cozinha Verde e a produtora Ursa Maior

Episódio 06 | Mousse de Chocolate























Neste episódio, partilho com vocês a minha Mousse de Chocolate! Uma mousse sem ovos e sem açúcares refinados, que demora 5 minutos a fazer! :) Ver aqui o vídeo completo.

Esta é uma parceria entre A Cozinha Verde e a produtora Ursa Maior.


Receita | Mousse de Chocolate
sem açúcar, sem glúten
tempo de preparação: 5 minutos
serve 2 pessoas

















Ingredientes
2 abacates maduros
3 cs cacau cru em pó
1/3 cup (chávena) de geleia de arroz ou agave
1/2 vagem de baunilha (sementes)
Lascas de coco para servir


Preparação
Descascar os abacates, retirar-lhes o caroço e deitar o seu conteúdo num processador de alimentos/robot de cozinha.

Cortar uma vagem de baunilha ao meio. Com uma faca, fazer um corte longitudinal na vagem, até ser possível abri-la. Com uma pequena colher ou espátula, raspar com cuidado o conteúdo da vagem (as sementes) e juntar ao processador, juntamente com o abacate.

Juntar no processador a geleia de arroz (ou agave), o cacau cru em pó e misturar todos os ingredientes, até tudo estar bem envolvido.

Transferir a mousse para duas taças e levar ao frigorífico durante algum tempo. Na hora de servir, polvilhar com lascas de coco a gosto.

Episódio 05 | Especial Quinoa




Neste episódio especial, A Cozinha Verde ensina-te todos os truques para cozinhar Quinoa.

Ver vídeo completo aqui.


Quinoa, o (pseudo)Cereal do momento

Declarada pelas Nações Unidas como o alimento do ano 2013 (Ano Internacional da Quinoa). É uma excelente fonte de proteínas vegetais e possui todos os aminoácidos essenciais, o que a torna uma proteína completa. É rica em cálciofibrasmagnésioferrozinco e potássio.

Para além do equilíbrio dos seus aminoácidos, é particularmente rica em lisina, um aminoácido fundamental para o crescimento e boa manutenção dos tecidos. Esta particularidade torna-a especialmente importante na alimentação vegetariana.

Por ser uma importante fonte de manganêsmagnésioferrocobre e fósforo, torna-se eficaz no tratamento e prevenção de enxaquecas, diabetes e aterosclerose.

Graças ao seu alto teor em fibra, é perfeita para eliminar toxinas e ajuda a reduzir o colesterol.

Auxilia em casos de anemia, pela grande quantidade de zincocálcio e ferro.

Ajuda a reparar o tecido muscular após atividades físicas, sendo um suplemento natural (e saudável) para quem faz musculação.


Originário dos Andes, este pseudocereal é considerado pelos especialistas como um dos alimentos mais nutritivos e completos que existem, sendo por este motivo considerado um superalimento.

Além das suas inúmeras vantagens nutricionais, é também isenta de glúten, podendo ser consumida por celíacos.

Tem um sabor característico e muito suave, o que possibilita o seu uso em inúmeros pratos, salgados e doces, ou simplesmente como substituto do arroz cozido. Por ser tão leve e de fácil digestão, é um alimento fácil de introduzir na alimentação dos mais pequenos.





















Dicas para cozinhar a Quinoa

  • Os seus grãos devem ser bem lavados e escorridos antes da cozedura, de forma a libertar resíduos e saponinas.
  • Deve adicionar apenas o dobro da quantidade de água em relação à quantidade de quinoa, para que esta fique solta e leve.
  • Quando a água ferver, diminua a temperatura e tempere a quinoa a seu gosto. Tape o tacho e deixe-a cozer.
  • A quinoa leva somente entre 10 a 15 minutos a cozer. Assim que a água for absorvida e que o gérmen branco se separe do grão, está pronta.
  • Ao transformar os seus grãos em farinha, pode fazer pão, bolachas e um sem número de receitas que envolvam farinha.

Esta série é uma parceria entre A Cozinha Verde e a Ursa Maior

Workshop de Cozinha na Mercearíssima | Receitas práticas e saudáveis





























Workshop de Cozinha Vegana em Cascais

No último sábado do mês de Novembro, A Cozinha Verde vai estar pela primeira vez a cozinhar em Cascais! O local escolhido para esta estreia é a Mercearíssima, uma loja de produtos naturais e biológicos em Cascais.

No Workshop "Cozinha Vegana - Receitas práticas e saudáveis", serão abordados os principais temas relativos a esta alimentação e estilo de vida, e confeccionadas receitas deliciosas e saudáveis, 100% vegetais e 100% nutritivas, que vão agradar o palato até dos mais desconfiados.

Temas abordados no workshop:

* o veganismo
* a alimentação vegetariana
* as proteínas vegetais
* o cálcio e os laticínios
* B12
* substitutos do ovo
* como eliminar o açúcar e outros processados/refinados do prato
* gorduras boas
* dicas para se iniciar nesta alimentação e estilo de vida

No final da sessão, os participantes poderão degustar todas as receitas confeccionadas. *Inclui workbook com as receitas do workshop

Valor do workshop: 15€

Horário: 15h00 - 16h30

Local: Mercearíssima - Av. Dr. Manuel Ricardo Espírito Santo Silva, 60, Loja 5 2750-748 Cascais

Inscrição obrigatória para acozinhaverde@gmail.com ou 911900522 (vagas limitadas ao espaço existente)

Workshop Cozinha | Arena Shopping Torres Vedras





































Workshop Cozinha

No dia 22 de Novembro, Domingo, A Cozinha Verde vai estar a cozinhar no Arena Shopping, em Torres Vedras!

Em duas sessões gratuitas, às 15h00 e às 17h30, venham aprender a preparar uma saudável e deliciosa refeição vegan. Inclui degustação. Cada workshop tem a duração aproximada de 1 hora.

Até já Torres Vedras!

Episódio 04 | Hambúrguer de Feijão




















Hambúrguer de Feijão com Couscous de Passas e Nozes

Neste episódio, A Cozinha Verde traz-vos uma receita nutritiva, saudável e muito simples e rápida de preparar (para além de deliciosa)! Ver vídeo aqui.

Esta é a minha versão de um hambúrguer vegetariano! Experimentem aí por casa e digam-me o que acharam.

Para verem mais receitas vegan, subscrevam o canal de youtube da Cozinha Verde.

Esta é uma deliciosa parceria entre A Cozinha Verde e a Ursa Maior






















Episódio 03 | Salada de Quinoa e Feijão Azuki com Vinagrete de Cânhamo




















Salada de Quinoa e Feijão Azuki com Vinagrete de Cânhamo

Neste 3º episódio, A Cozinha Verde traz-vos uma refeição completa e muito rica em proteína, e o melhor de tudo, muito simples de confeccionar. Neste vídeo, procuro uma vez mais demonstrar que a cozinha vegan não tem de ser complicada. Com alguma imaginação e os ingredientes certos, criam-se receitas fantásticas. Vejam aqui o vídeo com o episódio completo.

Espero que gostem!

Para verem mais receitas vegan, subscrevam o canal de youtube da Cozinha Verde.

Esta é uma deliciosa parceria entre A Cozinha Verde e a Ursa Maior



















Alimentação Vegana Workshop | Especial Natal


















Depois do sucesso da e edição do workshop "Alimentação Vegana", em Outubro, A Cozinha Verde regressa para uma edição especial deste workshop, com novas receitas e algum espírito natalício pelo meio.

No workshop "Alimentação Vegana", serão abordados os principais temas relativos a esta alimentação e estilo de vida e esclarecidas todas as vossas dúvidas numa sessão de esclarecimentos dinâmica e divertida!

Entre outras coisas, nestas duas horas vamos falar e aprender sobre:

* o veganismo
* a alimentação vegetariana
* as proteínas vegetais
* o cálcio e os laticínios
* B12
* substitutos do ovo na cozinha
* como eliminar o açúcar e outros processados/refinados do prato
* gorduras boas
* dicas para se iniciar neste estilo de vida e alimentação

Serão confeccionadas duas receitas 100% vegetais, que os participantes poderão provar no final. *Inclui oferta de workbook com as receitas do workshop.

Valor do workshop: 15€

Horário: 11h30 - 13h30

Local: O workshop será realizado na Grow Up, na Rua Maria Lalande nº19, 1500-436 Benfica

Inscrição obrigatória para acozinhaverde@gmail.com ou 911900522

As vagas são limitadas ao espaço existente. Inscrevam-se! :)