Workshop especial para pessoas surdas | A importância da inclusão social

























O registo de um workshop especial 

A edição especial para pessoas surdas do workshop de cozinha vegan para principiantes teve lugar na Giv Lowe, em Lisboa, no passado dia 19 de Fevereiro. Não podia ter imaginado melhor! Foi uma experiência única e inesquecível. 

Tivemos casa cheia, com uma adesão enorme por parte da comunidade de surdos de Portugal. Cerca de 90% dos participantes eram pessoas surdas. 



























O workshop contou com a presença da Mariana Martins, Intérprete de Língua Gestual Portuguesa na Associação Portuguesa de Surdos. O trabalho da Mariana é lindo e de uma importância tremenda na nossa sociedade. Ter a oportunidade de ver de perto o seu trabalho e a comunicação entre e com pessoas surdas fez-me aperceber da importância e poder da língua.  Este workshop deixou-me com imensa vontade de aprender mais sobre a língua gestual portuguesa.

O grupo era fantástico, e foi visível a vontade de aprender de todos. As dúvidas iam sendo colocadas à Mariana, que prontamente traduzia. Foi um desafio para mim tentar falar mais pausadamente, de forma a que a Mariana tivesse tempo de traduzir (quem me conhece sabe que não falo devagar). 

A comunidade de surdos em Portugal é pequena, pelo que grande parte dos participantes já se conheciam e faziam parte da associação. Tivemos uma senhora que veio do Porto de propósito para assistir ao workshop! Uau! Esta foi sem qualquer dúvida uma experiência muito gratificante!

























Inclusão de pessoas com deficiências na sociedade 

Infelizmente, iniciativas como esta são ainda praticamente inexistentes no nosso país, o que me fez ficar com vontade de repetir este tipo de eventos e pensar na possibilidade de abranger estes workshops a outro tipo de pessoas com deficiências, como as pessoas cegas por exemplo. Por isso, se desse lado se encontrar alguém que me consiga ajudar a ir para a frente com esta ideia, entre por favor em contacto comigo por e-mail ou telefone. 

Quanto a esta edição, o feedback não podia ter sido melhor e iremos repetir em breve com outros temas!

























Um agradecimento especial aos parceiros que contribuem para o sucesso dos nossos workshops; 

Brio
Iswari 
Violife
Fruut
Tupperbroccoli

Obrigada! <3 




3 comentários:

  1. Foi muito giro, gostei. Fico a aguardar o próximo! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu feedback Rui! Até uma próxima! :)

      Eliminar
  2. Excelente! Parabéns!
    Também já tinha pensado em algo semelhante ;)

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário