Bolo de cenoura e especiarias com ganache de chocolate | Receita



Bolo de cenoura e especiarias com ganache de chocolate e topping de nozes 

Este é um bolo húmido e com um aroma suave a especiarias, que contrasta com o decadente ganache de chocolate negro. Como se tudo isto não fosse já suficiente, ainda temos como bónus o crocante da noz, que se sente em cada dentada.

Esta é a receita perfeita para fazer numa tarde de Domingo, e comer acompanhado de uma caneca de chá quente e de uma manta.

Agora tomem nota:



Ingredientes

para o bolo:
2 cups de farinha de espelta
2 cups de cenoura ralada
1 cc fermento 
1 cc bicabornato de sódio
2 cc canela moída
1 cc noz moscada
1 cc baunilha moída
1 cup de açúcar de coco
2cs linhaça moída + 6 cs água
1/2 cup de óleo de coco (ou azeite extra virgem suave)
1 cs vinagre de cidra

para a cobertura:
120gr chocolate bio em barra 70% cacau
60ml natas de soja

para o topping:
1/2 dúzia de nozes partidas


Preparação

Pré-aqueça o forno a 180º . 

Numa taça pequena, junte 6 colheres de sopa de água quente a 2 colheres de sopa de linhaça e mexa bem. Reserve.

Entretanto, peneire todos os ingredientes secos para uma taça de mistura grande e mexa com uma colher. Junte a mistura de linhaça e restantes ingredientes líquidos e envolva tudo muito bem com uma vara de arames.

Transfira a massa para uma forma redonda de silicone e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos, ou até um palito sair limpo.

Deixe arrefecer o bolo e de seguida retire-o da forma para uma rede de bolos.

Prepare a cobertura. Parta o chocolate em barra em pedaços e derreta-o em banho maria. Aqueça as natas num tachinho separado e de seguida junte-as ao chocolate derretido. Mexa bem com uma colher, até obter um creme brilhante.

Com a ajuda de uma espátula, espalhe a cobertura, ainda quente, no topo do bolo.

Finalize com as nozes, partidas grosseiramente. Sirva uma fatia. Ou duas. Ou três. <3



Novo Workshop de Doces sem culpa | Inscrições abertas































Vamos fazer bolos e sobremesas saudáveis?

No dia 11 de Fevereiro foi assim a primeira edição do workshop de sobremesas saudáveis no Amor Bio! Espreitem aqui um pequeno e delicioso vídeo deste workshop, da autoria da Maria Moleiro, do blog De Verde em Poupa.

Para quem não conseguiu lugar na primeira edição, abrimos agora as inscrições para uma nova data, no dia 25 de Março!

O workshop terá lugar na mais recente loja Amor Bio, em Benfica! Juntem-se a nós para um final de manhã de sábado divertido, saudável e muito doce! 


Sobre o workshop 

Este workshop destina-se a todos aqueles que querem iniciar-se no mundo dos bolos e sobremesas saudáveis e veganas.

Neste workshop, A Cozinha Verde vai ensinar a substituir os ovos, os laticínios e o açúcar refinado, com alternativas saudáveis e resultados surpreendentes (e deliciosos!). Todas as receitas são também isentas de glúten.

Serão duas horas de workshop, com confeção de receitas, oferta de workbook, um miminho surpresa e muitas dicas e conselhos relacionados com esta alimentação e estilo de vida.

As vagas são limitadas, por isso reservem já o vosso lugar!

Tema: DOCES SEM CULPA
Healthy & Vegan food
Local: Amor Bio - Loja de Benfica
Morada: Rua Prof. Reinaldo dos Santos, 11A 1500-501 Lisboa 
Valor: 20€ 
Data: 25 de Março, Sábado
Horário: 12h - 14h

Inscrições/informações:
acozinhaverde@gmail.com
911900522


Apoios

Este workshop conta a 100% com o apoio do Amor Bio. Todas as receitas serão confeccionadas com os produtos deste mercado biológico, com loja em Alvalade e Benfica (esta última será o local onde se irá realizar o workshop).


O meu estilo de vida como vegana | Entrevista De Verde em Poupa
























Entrevista para o blog De Verde em Poupa 

Hoje estou no blog De Verde em Poupa com uma entrevista sobre o meu estilo de vida e alimentação. Falo sobre os motivos que me levaram a ser vegana, sobre a minha mudança de vida profissional e dou alguns conselhos para quem se está a iniciar neste mundo. Como bónus, encontram ainda uma deliciosa receita no final!

Leiam tudo aqui

Espero que gostem! 

Workshop especial para pessoas surdas | A importância da inclusão social

























O registo de um workshop especial 

A edição especial para pessoas surdas do workshop de cozinha vegan para principiantes teve lugar na Giv Lowe, em Lisboa, no passado dia 19 de Fevereiro. Não podia ter imaginado melhor! Foi uma experiência única e inesquecível. 

Tivemos casa cheia, com uma adesão enorme por parte da comunidade de surdos de Portugal. Cerca de 90% dos participantes eram pessoas surdas. 



























O workshop contou com a presença da Mariana Martins, Intérprete de Língua Gestual Portuguesa na Associação Portuguesa de Surdos. O trabalho da Mariana é lindo e de uma importância tremenda na nossa sociedade. Ter a oportunidade de ver de perto o seu trabalho e a comunicação entre e com pessoas surdas fez-me aperceber da importância e poder da língua.  Este workshop deixou-me com imensa vontade de aprender mais sobre a língua gestual portuguesa.

O grupo era fantástico, e foi visível a vontade de aprender de todos. As dúvidas iam sendo colocadas à Mariana, que prontamente traduzia. Foi um desafio para mim tentar falar mais pausadamente, de forma a que a Mariana tivesse tempo de traduzir (quem me conhece sabe que não falo devagar). 

A comunidade de surdos em Portugal é pequena, pelo que grande parte dos participantes já se conheciam e faziam parte da associação. Tivemos uma senhora que veio do Porto de propósito para assistir ao workshop! Uau! Esta foi sem qualquer dúvida uma experiência muito gratificante!

























Inclusão de pessoas com deficiências na sociedade 

Infelizmente, iniciativas como esta são ainda praticamente inexistentes no nosso país, o que me fez ficar com vontade de repetir este tipo de eventos e pensar na possibilidade de abranger estes workshops a outro tipo de pessoas com deficiências, como as pessoas cegas por exemplo. Por isso, se desse lado se encontrar alguém que me consiga ajudar a ir para a frente com esta ideia, entre por favor em contacto comigo por e-mail ou telefone. 

Quanto a esta edição, o feedback não podia ter sido melhor e iremos repetir em breve com outros temas!

























Um agradecimento especial aos parceiros que contribuem para o sucesso dos nossos workshops; 

Brio
Iswari 
Violife
Fruut
Tupperbroccoli

Obrigada! <3 




Sobre isto de ser mãe e gerir um negócio

























Ama o que fazes

Ontem, depois do workshop, fomos passear pela Mouraria até anoitecer. Incrível como, mesmo com tão poucas horas de sono acumuladas nestes 4 meses (o Lourenço acorda várias vezes de noite para mamar e durante o dia é raro conseguir fazer uma sesta com ele), continuo a sentir um prazer enorme nisto. Trabalhar por conta própria e cuidar de um nenuco destes não é tarefa fácil. Chego sempre estoirada ao final do dia e muitas vezes "frustrada" por não conseguir ter tempo para tudo o que quero. Mas depois paro, olho para o enorme sorriso dele e penso: Sou uma privilegiada por conseguir ter o melhor dos dois mundos. Um ser pequenino que amo daqui até à lua para cuidar e um negócio para gerir que é também o meu propósito de vida. Ambos me desafiam todos os dias. Ambos me fazem crescer. Como mulher, e como mãe. Ambos me enchem o coração. E quero continuar a conciliar ambos com esta vontade e determinação que só é possível quando fazemos mesmo aquilo que gostamos.

Boa semana!

Giveaway Origens Bio | Cabaz de produtos
































Como participar 

Em parceria com a Origens Bio temos para oferecer um mega cabaz, composto por superalimentos, bebidas vegetais (sem açúcar), óleo de coco, leite de coco, sumos de fruta, entre outras delícias para rechear a vossa despensa lá de casa e inspirar-vos para escolhas mais saudáveis e conscientes!  

Para participar, sigam os seguintes passos:


1. like na página A Cozinha Verde no facebook
2. 
like na página Origens Bio no facebook 
3. seguir A Cozinha Verde no Instagram 
4. seguir Origens Bio no Instagram 
5. partilhar este post nas vossas redes sociais com a hashtag #acozinhaverde. Cada partilha diferente corresponde a uma participação, ou seja, se partilharem no facebook, no instagram e no vosso blog por exemplo, contamos três participações.
6. comentar este post (aqui em baixo, no FB ou no IG) com o vosso primeiro e último nome e o link (ou links) da partilha do post nas vossas redes sociais. <3


Atenção, é válida apenas uma participação por cada rede social (facebook, instagram, blog e twitter). No máximo conseguem juntar 4 participações neste passatempo.

O giveaway termina às 23h59 do dia 26 de Fevereiro (Domingo) e o vencedor será escolhido através do site random.org e anunciado nas páginas da 
A Cozinha Verde no dia 27 de Fevereiro.

Participações válidas para todo o país! 


Para dúvidas, usem por favor a caixa de comentários ou mensagem privada.

Boa sorte!



Resultado:
A vencedora deste giveaway foi a Carolina Camacho! Parabéns!! Entre em contacto connosco para nos indicar a morada para envio do cabaz! :)

Ele | Este post não é sobre comida



Dois anos | A nossa história 


Faz hoje precisamente dois anos que nos vimos pela primeira vez. Lembro-me tão bem como se fosse hoje daquela troca de olhares. Há dois anos atrás, estava muito longe de imaginar as voltas que irias dar ao meu coração e à minha vida. Mas deste. E não podia estar (ser) mais feliz assim.

Adoro a nossa história. Tu sabes. Cada detalhe, cada pedacinho. Uma história de paixão, de aventura, de amizade, de loucura, e principalmente, de muito amor. 

Sei que não gostas de "aparecer", que preferes estar atrás da câmara. Mas senti que hoje era o dia de te agradecer, e de te trazer a público. Não por ser dia dos namorados, essa foi só uma feliz coincidência, mas por este ter sido o primeiro dia da nossa história. 

Para além do melhor namorado do mundo e do pai mais dedicado e babado, tenho também a felicidade de te ter como parceiro neste projeto, A Cozinha Verde. O teu apoio incondicional, mesmo mantendo um full time job que te ocupa grande parte do tempo, é a maior prova de amor. Estás nisto comigo de corpo e alma, inteiro. E isso apaixona-me.

Este deixou de ser o meu projeto para se tornar no nosso projeto. Profissinal e pessoalmente falando. E é tão melhor quando partilhamos aquilo que gostamos de fazer com quem gostamos.

Tenho um orgulho enorme na calma e leveza com que lidas com tudo, mesmo no caos. Tenho um orgulho enorme no teu jeito para cozinhar e na tua criatividade. Na tua paciência e gosto pelas coisas bonitas. Na tua forma descontraída de ser e de estar. Tenho um orgulho enorme em ti, Leandro.

Que venham mais dois anos assim.

Obrigada <3



Workshop de Bolos e Doces sem culpa | Vamos repetir?



O Workshop | Bolos e doces sem culpa no Amor Bio

No sábado passado, A Cozinha Verde esteve na loja Amor Bio de Benfica, a dar um workshop de bolos e doces sem culpa, especialmente pensado para que os participantes saíssem com vontade de correr para a cozinha replicar as receitas para as suas caras metades (ou para eles mesmos!). 
























Desta vez, a reportagem fotográfica esteve inteiramente a cargo da querida Maria Moleiro, do blog De Verde em Poupa. Já tinha adorado o trabalho dela no workshop de cozinha vegan para principiantes, pelo que desta vez nem hesitei em deixar nas suas mãos toda a parte fotográfica do evento, um elemento tão importante na divulgação do trabalho da A Cozinha Verde





































A sala onde decorreu o workshop, com vista sobre a loja, teve lotação esgotada. Houve mesa posta com salgadinhos, para que os participantes pudessem picar alguma coisa durante o workshop. 

No final, todos se deliciaram com a degustação das sobremesas confeccionadas, acompanhadas de um chá quente de Inverno. 














































A nossa parceira Trinca ofereceu uma mini Granola a cada participante (a coisa mais linda e cheia  de graça, aqueles mini pacotes <3).


Os participantes puderam também experimentar esta delícia de granola, sem glúten e 100% portuguesa, no Trio Maravilha, uma das sobremesas sem culpa que ensinamos a fazer! 
Depois de vos pôr a salivar com algumas das fotografias deste dia, e porque tivemos várias pessoas interessadas que já não conseguiram lugar, o que me dizem a fazermos uma nova edição no mês de Março? Apontem na vossa agenda o dia 25, um sábado. Vamos aprender a fazer bolos e doces vegan, sem açúcar, sem glúten mas com todo o sabor!

Termino este post com um sincero agradecimento ao Amor Bio, por nos abrir as suas portas com toda a simpatia e disponibilidade do Mundo! Todos os produtos utilizados no workshop vieram da loja, e foram escolhidos a dedo para tornar este final de manhã de sábado o mais apetitoso de sempre! 

Apesar da chuva intensa, esta foi uma manhã cheia de luz!! <3




A mais bonita história de Amor | Este post não é sobre comida
























Lourenço | O teu nascimento

Há (quase) quatro meses atrás não fazia ideia do que esperar. Não fiz muitos planos durante a gravidez. Estava assustada com toda a mudança que irias representar na minha vida. Na nossa vida. Por não saber se estaria à altura do grande desafio que me esperava. 

Entrámos no Hospital Santa Maria às (quase) quarenta e duas semanas, numa manhã de sábado. Não havia meio de te pôr cá fora. Foste teimoso até ao último minuto (um traço de personalidade bem marcado que partilhas comigo), pelo que, para tua segurança, o parto teve de ser induzido. As horas que passamos naquele quarto pareceram intermináveis. Só trinta e seis horas depois, num momento em que ficámos os dois completamente sozinhos (mudança de turnos no bloco de partos e o pai tinha ido a casa tomar um banho rápido), quando toda a gente menos esperava (e já se falava em avançar para uma cesariana), decidiste nascer. A partir daí, foi tudo muito rápido e intenso. Um turbilhão de sentimentos apoderou-se de mim, tanto que não me consigo lembrar com clareza de tudo o que me passou pela cabeça naqueles instantes em que, juntos, te trazíamos ao Mundo. Em menos de uma hora estavas nos nossos braços.

Hoje, (quase) quatro meses depois, penso que não podia estar mais à altura do desafio bom que é ser (tua) mãe. Não existem respostas certas nem erradas. É uma aprendizagem gigante e constante, momento a momento. Tento fazer o melhor que sei com o melhor que tenho. Pois tu tens a capacidade de trazer ao de cima o melhor de mim.

Sorrio com orgulho de mim, de ti, de nós. De todas as pequenas vitórias que já conquistámos nestes quatro meses. E sorrio mais ainda quando recordo que precisámos de estar apenas os dois, sozinhos naquele quarto de hospital, para fazer isto acontecer. O teu nascimento foi, com tudo a que teve direito, a mais bonita história de amor. E ficará para sempre gravado no meu coração.

























Workshop Cozinha Vegan para Principiantes | 12 de Março
































O Workshop | Cozinha Vegan para principiantes

Este workshop destina-se a quem está a iniciar-se no mundo da alimentação vegetariana, aos que precisam de uma motivação extra para começar, ou para quem quer simplesmente introduzir algumas refeições vegetarianas saudáveis no seu dia-a-dia. 

Neste workshop, A Cozinha Verde vai ensinar os básicos da cozinha 100% vegetal, com uma refeição vegetariana completa, composta por receitas práticas, rápidas, saudáveis e acima de tudo deliciosas! 

Serão duas horas de workshop, com confeção de receitas e muitas dicas e conselhos relacionados com a alimentação e estilo de vida vegan.

As vagas são limitadas ao espaço existente...inscrevam-se!

Tema: COZINHA VEGAN PARA PRINCIPIANTES
Local: Praça de S. Paulo, 13-15 Lisboa (GivLOWE Gallery)
Valor: 20€ (inclui workbook com as receitas e dicas + degustação dos pratos confeccionados + degustação Especial Parceiros + ofertas aos participantes)
Data: 12 de Março (Domingo)
Horário: 12h - 14h30

Inscrições/informações:
acozinhaverde@gmail.com
911900522

Local: Como já tem vindo a ser habitual, a cozinha vegetariana e a arte fundem-se na GIV LOWE, uma irreverente galeria de arte/bar no Cais do Sodré. Situado no coração de Lisboa, este é um espaço lindo e cheio de boa energia. 

Apoios:
O workshop "Cozinha Vegan para principiantes" tem o apoio do BRIO | Supermercados biológicos, da Iswari Superfoods Portugal e da Violife Portugal.

Degustação Violife:
Violifeconsiderada a melhor marca de queijos sem produtos lácteos, acaba de chegar a Portugal. E porque gosto de partilhar com vocês coisas boas, neste workshop os participantes terão a oportunidade de provar estes deliciosos queijos veganos, com uma degustação especial. 


Degustação e ofertas Iswari:
A minha marca de superalimentos preferida vai presentear os participantes do workshop com algumas surpresas e degustações.


Se a sua marca também quiser fazer parte deste evento, contacte-nos! :)

Espreitem aqui o registo dos workshops anteriores.