Detoxing | Creme de Lentilhas Vermelhas, Cenoura e Alho Francês


No dia 1 de Fevereiro comecei o meu plano detox de quatro semanas. Cinco dias depois, faço o meu primeiro balanço desta experiência...

Não tem sido complicado fazer uma alimentação baseada nos princípios que referi no post anterior. O único problema é a falta de tempo, que não me tem deixado espaço para muitas experiências culinárias. 

Em poucas palavras, vou tentar resumir a minha alimentação diária... Começo o dia com um smoothie de frutas e legumes. Duas a três horas depois, faço uma pausa para um snack (exemplo: fruta, frutos secos, granola caseira, trufas de frutos secos). Ao almoço, opto por uma refeição ligeira de detox. A meio da tarde, pausa novamente para um snack, um sumo de fruta ou hummus. À noite, janto geralmente uma sopa detox, um sumo ou uma peça de fruta. Antes de me deitar, bebo um chá, quase sempre verde e com gengibre. 
Tenho bebido muita água (já bebia antes), e começo a sentir ligeiramente os efeitos do detox. Digo ligeiramente, pois como já tinha referido não mudei drasticamente a minha alimentação. Basicamente, retirei o glúten, o café, o açúcar, tudo o que seja refinado/processado/embalado e reduzi ainda mais o sal. Acho que a maior alteração que sinto está relacionada com o glúten, ou neste caso, com a ausência dele. O glúten, sendo de difícil digestão, provocava-me por vezes uma sensação de "inchaço" no estômago depois da refeição, que não tenho sentido nos últimos dias. Sinto que faço a digestão com maior rapidez, sentindo-me sempre "leve" depois de cada refeição. 

A centrifugadora e a liquidificadora têm sido as minhas melhores amigas... tenho descoberto novos sumos todos os dias, cada um mais delicioso do que o outro! A seu tempo, partilho com vocês as minhas descobertas.

Hoje tenho para vocês uma receita detox, adequada para este tempo frio que se faz sentir. Uma sopa reconfortante e saciante, provavelmente uma das minhas preferidas!


As Lentilhas Vermelhas



As lentilhas são uma das leguminosas mais antigas. As lentilhas vermelhas apresentam uma consistência suave e apresentam tempos de preparação e confeção curtos.

Ajudam a reduzir o colesterol e a regular o trânsito intestinal.

Apresentam um elevado valor nutricional, sendo ricas em proteínas, hidratos de carbono (dos quais se destacam a fibra alimentar), vitaminas do complexo B (ácido fólico), minerais (cálcio, magnésio, fósforo e potássio), oligoelementos (manganésio, ferro e cobre) e são praticamente isentas de gordura.


Creme de Lentilhas Vermelhas, Cenoura e Alho Francês
Sem glúten
(Serve 4 pessoas)
Tempo de preparação: 50 minutos



Ingredientes 
1 Cebola pequena
2 dentes de Alho
Azeite Extra Virgem
2 Cenouras grandes
2 Alho Francês
300 gramas de Lentilhas Vermelhas
Salsa fresca (para guarnecer)

Preparação:

Cortar a cebola e o alho em fatias e levar ao lume com um fio de azeite. Deixar refogar uns minutos. Juntar as cenouras e o alho francês, cortados em pequenos pedaços, ao refogado e deixar cozinhar em lume médio, até amolecerem.

Juntar as lentilhas vermelhas e mexer bem. Juntar água até tapar todos os legumes e deixar cozer, aproximadamente cerca de 15 a 20 minutos. Se necessário, juntar mais água durante o processo de cozedura.

Quando estiver cozido, desligar o lume e esperar uns 10 minutos antes de triturar tudo com uma varinha mágica. Temperar com sal marinho e pimenta preta a gosto e levar de novo ao lume até ferver. Provar para acertar o tempero.

Servir guarnecido com salsa fresca, a gosto.

5 comentários:

  1. Olá, fiz uma parecida para o Dia um na Cozinha, e concordo que é óptima para detox! Força! http://amarmitalisboeta.blogspot.pt/2014/02/desafio-dia-um-na-cozinha-sopa-de.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marmita Lisboeta! :) Obrigada pela partilha! Esta sopa entrou para o top das preferidas cá de casa...para repetir!

      Beijinhos,

      Filipa

      Eliminar
  2. Vou fazer hoje!
    Obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Filipa!
    Será que também fica bom com lentilhas castanhas/verdes?
    Grata pela atenção,
    Tatiana

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário