Detoxing | Healthy Chocolate Mousse

Hoje trago-vos a receita da minha mousse de chocolate saudável. Há uns dias atrás, deu-me uma vontade incontrolável de comer algo doce. Quando olhei para os abacates maduros que tinha na fruteira, soube logo aquilo que me apetecia. Esta é capaz de ser das sobremesas mais fáceis e rápidas de fazer. Contudo, não se deixem enganar pela sua facilidade. O resultado final desta mousse revela-se surpreendentemente rico, com uma textura cremosa ao nível das melhores mousses e um sabor inconfundível, doce e com um toque de frescura. Um vício saudável, é o que é... 

Esta é uma receita que  poderá fazer durante um detox suave como este que estou a fazer, quando estiver mesmo a precisar de algo doce. Vai satisfazer o seu desejo, mas com zero açúcar adicionado e muitos benefícios para a saúde.

Estes benefícios resultam essencialmente do consumo do abacate, fruto rico em gorduras insaturadas e proteínas, fonte de vitaminas A, B3, B5, B6, C e E, poderosos antioxidantes que atuam como protetores das células, e minerais como ferro, potássio, magnésio e cálcio. O seu consumo ajuda no processo de emagrecimento, devido ao seu alto teor de fibras, que promove maior saciedade e ajuda no funcionamento do trânsito intestinal. 





























Mousse de Chocolate Saudável
Sem açúcar, sem glúten
(Serve 2 pessoas)
Tempo de preparação: 5 minutos


Ingredientes 
2 abacates pequenos, maduros
3 a 4 colheres de sopa de cacau cru em pó
1/3 cup/chávena de Geleia de Agave (ver nota no final)
1/2 vagem de baunilha
Amêndoas picadas grosseiramente, a gosto


Preparação:

Abrir os abacates e retirar-lhes o caroço. Transferir o abacate para um processador de alimentos.

Cortar uma vagem de baunilha ao meio. Com uma faca, fazer um corte longitudinal na vagem, até ser possível abri-la. Com uma pequena colher ou espátula, raspar com cuidado o conteúdo da vagem (as sementes) e juntar ao processador, juntamente com o abacate.

Juntar a geleia de agave e o cacau ao processador e triturar tudo, até obter uma textura cremosa.

Transferir a mousse para duas taças e levar ao frigorífico durante algum tempo. Na hora de servir, picar grosseiramente amêndoas e distribuir por cima das mousses.


Nota: 
Aconselho a não colocar logo 1/3 cup de geleia de agave. Experimente juntar inicialmente metade da quantidade e prove. Se achar que precisa de adoçar mais, junte o restante.


O que fazer com a Vagem de Baunilha depois de lhe retirar as sementes





























Depois de usar as sementes da vagem de baunilha, não a deite fora!

A vagem de baunilha é uma opção saudável e que nada tem a ver com as essências de baunilha que se vendem nos hipermercados. O seu sabor é muito mais rico, além de ser totalmente natural. Também por isso, é muito mais cara do que as referidas essências.

Por isso, depois de usar as suas sementes, guarde a vagem num local fresco e seco (dentro de um frasco de vidro vazio ou no frasco do açúcar, também de vidro) para futuras utilizações.

Pode, por exemplo, ferver a vagem da baunilha sem sementes para fazer calda de baunilha ou juntá-la diretamente a qualquer tipo de creme que esteja a fazer. Basta retirá-la depois de ferver.

A grande vantagem é que pode usar a vagem várias vezes. Depois de a ferver a primeira vez em algum caldo ou creme, basta deixá-la secar totalmente e voltar a guardá-la no frasco. A sua essência mantém-se por várias utilizações, basta cheirá-la para sentir.

10 comentários:

  1. Adorei a dica da baunilha para fazer calda, eu uso para açúcar baunilhado mas a calda parece-me muito bem :)

    E essa mousse também me anda a tentar à muito tempo, nunca experimentei mas tenho aqui uns abacates maduros e acho que é desta ;)

    beijinhoo*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de experimentar a mousse, fica maravilhosa! :) Depois diz-me como correu...
      Beijinho*

      Eliminar
    2. Já fiz há uns dias atrás, é muito boa mesmo, nunca pensei!! E juntei raspa e sumo de laranja, como vi outro site e ficou espectacular!! ;)

      beijinho**

      Eliminar
    3. Ainda bem que gostaste Patricia! :) É um pecado saudável esta mousse! **

      Eliminar
  2. há algo que possamos substituir por cacau? alfarroba? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  3. Sim, a alfarroba é uma boa substituição! :)

    ResponderEliminar
  4. Muito Obrigada. beijinhos

    Irina

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde. Sou uma consumidora de mel e stevia como adoçante uma vez que evito a todo o custo o uso de açúcar refinado. Tenho pesquisado sobre outras formas de adoçar tais como a geleia de agave. No entanto encontrei algumas páginas na net que explicam que o processo de fabricação desse adoçante não é muito bom e possui substâncias que podem ser consideradas más para a saúde. "O processo de produção do "nectar" de agave atual é semelhante ao da produção do xarope de milho (o adoçante mais usado pela indústria de bebidas gaseificadas como a Coca-Cola, p. e.), que tem sofrido imensas críticas pelos prejuizos à saude. É um processo enzimático e químico que transforma o amido em frutose altamente concentrada. As enzimas são modificadas geneticamente. São usados ainda ácidos cáusticos, clarificantes e agentes químicos filtrantes. O resultado é um concentrado de frutose refinada e inulina." Fiquem com algum receio de experimentar!! Sabe algo sobre isto? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Adriana, grata pelo seu comentário! Inicialmente comecei por usar a geleia de agave, mas hoje em dia prefiro a geleia de arroz como adoçante (ou o xarope de ácer). Comecei a fazer esta "troca" depois de me informar acerca do processo de fabricação da geleia de agave. Ainda assim, vou utilizando a geleia de agave, embora menos frequentemente, e sempre biológica. Embora estes adoçantes sejam muito mais saudáveis do que o açúcar convencional, importa referir que os melhores adoçantes são aqueles 100% naturais (não processados), como as bananas biológicas maduras e as tâmaras (sem xarope de glicose). :) Espero ter ajudado! Um beijinho

      Eliminar

Deixe aqui o seu comentário